Secretaria de Saúde prepara ações para a campanha ‘Fique Sabendo’

Secretaria de Saúde prepara ações para a campanha ‘Fique Sabendo’

Webmaster 23/11/2018 - 23:04
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica, está se preparando para as ações do “Dia Mundial da Luta Contra AIDS”, celebrado no dia 1º de dezembro.

Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da Aids [o HIV], 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido.

No campo da prevenção, o SUS tem colocado a disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção a infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição [PrEP] e a Profilaxia Pós Exposição [PEP], além de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ações específicas para populações-chaves para resposta ao HIV, como pessoas trans, os gays e homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e usuários de álcool e outras substâncias.

Do dia 1 ao dia 7 de dezembro, acontecerá em Descalvado a ‘Campanha Fique Sabendo 2018’. Realizada em todo o país, a campanha como o próprio nome diz, visa ampliar o número de pessoas com conhecimento do seu status sorológico, visto que essa é parte essencial do enfrentamento das doenças DST/Aids, sendo a testagem a porta de entrada para esta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado.

DSTs, como sífilis e Aids, avançam entre os jovens
O aumento de jovens infectados com DSTs, como Aids, sífilis e úlcera genital e a banalização dos males e pouco uso da camisinha, fazem com o que o cenário seja preocupante.

As autoridades sanitárias perderam um grande aliado na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis [DSTs]: o medo. Por não causarem pânico, a população mais jovem banalizou esses males e abriu mão de se proteger. O preservativo, item de primeira necessidade outrora, caiu em desuso. Os efeitos começam a aparecer.

Apesar do grande volume de informações sobre as DSTs, a parcela mais jovem da população não se atenta à prevenção. Seja por não conhecer alguém doente, seja por não acreditar que isso possa acontecer consigo, a camisinha fica em segundo plano.

Conforme relatou a Enfermeira Maria de Lourdes Santana, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, neste ano de 2018, a equipe da vigilância epidemiológica registrou um grande aumento no numero de casos de alguma DST’s, incluindo a AIDS. O alerta é para o perfil dos infectados: jovens entre 20 e 30 anos, levando em consideração que a vida sexual nesta idade é mais ativa. “Esta parcela da população transam mais e com um numero maior de pessoas, e em alguns casos estão se infectando inclusive entre grupos de amigos”, alertou Maria de Lourdes.

A enfermeira ressaltou também que todas as Unidades de Saúde de Descalvado contam com o teste rápido de HIV, Sifilis e Hepatite B/C.

Logo do Facebook Deixe seu comentário