Descalvado, 19 de Julho de 2019 Busca:   
Descalvado

Empresários do setor avícola buscam apoio da Prefeitura para crescimento da empresa

16/12/2018

Com apoio do vereador Argeu Reschini, empresa busca desburocratizar licenciamento para ganhar mercado.


O Prefeito Becão recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira [12], os empresários Cristiano Rafael e Leonardo Ribeiro, da empresa ‘Grangema Ovos Premium’, que foram até a Prefeitura Municipal acompanhados pelo vereador Argeu Reschini.

Atuando há aproximadamente um ano e meio em Descalvado, a Grangema atua na produção e comercialização de ovos, sendo que atualmente a empresa conta com 14 funcionários.

Contando com o apoio do vereador Argeu, os sócios-diretores da Grangema solicitaram ao Prefeito Becão sobre a viabilidade da Prefeitura de Descalvado firmar convênio com o Ministério da Agricultura, de forma que o Serviço Municipal de Inspeção [SIM] torne-se equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal [SISBI-POA], desburocratizando assim para os produtores de Descalvado todo o processo de inspeção e autorização para a comercialização de produtos de origem animal.

Segundo os empresários, com a equiparação do serviço de inspeção municipal ao sistema nacional, a cadeia produtiva poderá se tornar mais competitiva, alavancando o agronegócio e gerando mais emprego e renda para o município. A estimativa, segundo os representantes da Grangema, é de que se a Prefeitura Municipal firmar o novo convênio, a empresa poderia associar-se a outros produtores menores de forma a criar um novo entreposto para a comercialização de ovos, com expectativa de geração de 50 novos empregos em um curto espaço de tempo.

Atento ao pedido e às explicações dos empresários, Becão se comprometeu a se reunir com a os setores envolvidos no SIM, bem como de levantar todas as exigências do Ministério da Agricultura para que os municípios possam aderir ao SISBI-POA.

SOBRE O SISBI - O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal [SISBI-POA], que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária [SUASA], padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal [DIPOA] do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA].

Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura [SFA], responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados