‘Time do Emprego’ forma a última turma de 2018

‘Time do Emprego’ forma a última turma de 2018

Webmaster 14/12/2018 - 12:12
A Prefeitura Municipal de Descalvado realizou no último dia 6 de dezembro, a última solenidade de formatura do programa ‘Time do Emprego’ de 2018. O Time do Emprego é um programa da Secretaria de Relações do Trabalho [SERT] do governo estadual que investe em orientação profissional e reorientação de carreira. O objetivo é auxiliar na inserção ou retorno de jovens e adultos ao mercado de trabalho. A iniciativa é composta de 10 temas, que são trabalhados em 12 encontros, sendo um por semana e com duração de quatro horas. As turmas, em média, são formadas com 20 a 30 participantes e as aulas são coordenadas por dois facilitadores, que são os técnicos preparados para orientar as atividades.

A cerimônia de formatura foi realizada no prédio da ETEC de Descalvado [antiga escola do Sesi], e contou com a participação dos alunos, das facilitadoras Flávia Monzani e Rosilene Machado, além da Sub-Procuradora do município, Dra. Karoline Pinheiro de Oliveira Cassago – que representou o prefeito Becão ausente por compromissos previamente agendados em São Paulo -, e das representantes da Secretaria de Educação e Cultura, Eliane Marcatto, Jucelene Francé e Fernando Stenico Dias.

De acordo com a facilitadora Flávia Monzani, no decorrer do treinamento os alunos se dividiram em dois grupos de trabalho: “Determinados e CJV”. O programa teve início no dia 20 de setembro e foi encerrado no dia 6 de dezembro, com uma carga horária de 4 horas por encontro, realizados sempre as quintas-feiras, nas dependências da ETEC.

Dos 60 inscritos, 46 iniciaram o treinamento, 12 desistiram, 6 conseguiram emprego [aproximadamente 17,65%] e 28 se formaram, ou seja, continuam disponíveis no mercado de trabalho. Dentro da programação, ou seja, antes da entrega dos certificados, os participantes receberam a Psicóloga Lilian Reschini – que a convite das facilitadoras e de forma voluntária - se dispôs a orientá-los sobre o tema ‘A importância de Inteligência Emocional no Trabalho’. “A abordagem deste tema é de extrema relevância, visto que é através dela que um profissional tem a oportunidade de conquistar o sucesso com mais facilidade e consistência”, explica a facilitadora Flávia, reforçando também que isso também vale para quem deseja desenvolver uma boa liderança na empresa em que atua ou irá atuar.

Segundo a Dra. Lilian, "um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade".

A previsão é de que no primeiro semestre de 2019, a Prefeitura abra inscrições para duas novas turmas no programa ‘Time do Emprego’, com outras 60 vagas. A estimativa é de que as inscrições ocorram no mês de março, e o treinamento seja iniciado em abril.
Logo do Facebook Deixe seu comentário