Descalvado possui Centro de Treinamento de Badminton

Descalvado possui Centro de Treinamento de Badminton

Webmaster 27/04/2010 - 08:55
Descalvado possui um Centro de Treinamento e Formação de Atletas de Badminton. Educador Físico coordena projeto social que beneficia 60 crianças de baixa renda de Descalvado.

Crianças do município de Descalvado encontraram no esporte uma forma de transformar a realidade social. Elas participam desde o início do ano de aulas de badminton, modalidade pouco conhecida no Brasil, mas o segundo esporte mais praticado no mundo. Trata-se do projeto “Centro de Treinamento e Formação de Atletas de Badminton”, criado pelo educador físico, Peterson Marcon.

Segundo Marcon, o objetivo da iniciativa é lutar contra a falta de oportunidades e a ociosidade dos jovens. O projeto começou no bairro Morada do Sol, mas a meta é até o final do ano é alcançar todos os pontos da cidade. A iniciativa pretende incluir socialmente jovens com idades entre 7 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino, por meio de atividades físicas, educativas e sociais. “O esporte hoje é uma forma de motivação para um futuro melhor. Claro que, aquelas que se destacarem, poderão participar de torneios interescolares pelo Estado”, diz.

O projeto envolve 60 crianças e adolescentes, mas pelas contas do professor o número de beneficiados pode ser um pouco maior, já que a prática esportiva tem se tornado uma rede social promissora. “Mesmo as crianças que ainda não participam são beneficiadas, pois elas veem a evolução das que treinam. Assim acredito que mais de 100 crianças são beneficiadas”, calcula.

Segundo o coordenador já é possível perceber resultados - situação que o motiva cada vez mais a investir no projeto. “As mudanças são visíveis na vida escolar e no comportamento dos jovens. Eles percebem que treinam e conseguem bons resultados, e que isso desperta vontade de estudar para serem os melhores também na sala de aula. Essas crianças precisam de oportunidades e só assim mostrarão seus valores”, explica.

A aposta de Peterson em trabalhar com o badminton não foi por acaso. Ele é professor particular da modalidade e em apenas 1 ano e meio ministrando os treinamentos na cidade, alguns atletas já se destacam no quadro regional. “No mês de outubro de 2009, participamos do primeiro Torneio Exibição na cidade de São Carlos, no SESC, promovido pela Federação de Badminton do Estado de São Paulo (FEBAS), com dez atletas alcançando a marca de cinco medalhas conquistadas na competição”, diz.

Em fevereiro deste ano, 11 atletas da cidade participaram da 1ª Regional de Badminton em Ribeirão Preto e conquistaram oito medalhas em várias categorias e garantiram cinco vagas para o estadual da modalidade. “Pelos resultados alcançados, Descalvado sediará duas etapas do Campeonato Paulista de Badminton da 3ª Regional em 2010”, diz o professor que também será o organizador dos torneios.

Peterson é licenciado em Educação Física pela Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) de São José do Rio Pardo, São Paulo e filiado pela FEBASP, entidade que apoia o projeto.


Logo do Facebook Deixe seu comentário