Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal do Idoso realizara

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal do Idoso realizaram a II Conferência Municipal do Idoso

Webmaster 22/02/2019 - 20:44
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] e o Conselho Municipal do Idoso [CMI] promoveram no dia 20 de fevereiro sua “II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa”, que iniciou às 08h e finalizou por volta das 14h.

A população do município teve acesso ao Centro de Convivência do Idoso [CCI], local da conferência, através de transporte coletivo oferecido gentilmente pela empresa Realidade.

Estiveram presentes autoridades dos poderes legislativo e executivo, bem como representantes das diversas secretarias do município como saúde, educação, assistência social e recursos hídricos.

Na abertura, em seu pronunciamento, o prefeito Becão reafirmou o compromisso da administração municipal na defesa dos direitos dos idosos e manifestou a sua preocupação com o envelhecimento da população. Futuramente, o município terá que se responsabilizar por serviços que atualmente não são custeados e cofinanciados com recursos dos governos Estadual / Federal.

Após a abertura, o musicista Flávio Talarico abrilhantou o evento com seu violino, sendo a atração cultural do evento. Como palestrante, o professor da UFSCAR Wilson Pedro dissertou sobre os Desafios de Envelhecer no Século XXI, tema da V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

A conferência teve objetivo de debater e apresentar propostas para a construção de políticas públicas voltadas à população idosa, tanto no âmbito municipal quanto no âmbito estadual. Foram elencadas pelos participantes prioridades de ações nas diversas áreas como saúde, transporte, promoção social, educação e segurança pública, bem como propostas de atendimento a essas prioridades.

Um relatório final com as diretrizes levantadas nesta conferência será enviado ao Conselho Estadual do Idoso, ao Poder Executivo do Município, e a todas as Secretarias, tão logo seja finalizado.

Ao final da conferência foi eleita uma delegada, a Sra. Efigenia Pereira da Cruz Raimundo Rocha, para representar o município na XV Conferência Estadual do Idoso, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2019, local ainda não definido, e finalmente Conferência Federal em Brasília.

Segundo informações da Secretária da Assistência de Desenvolvimento Social Maria do Carmo Marcatto Reschini e a Presidente do Conselho Municipal do Idoso Flávia Teresa Moreira dos Santos, a conferência obteve êxito quanto ao número de participantes, representantes do poder executivo, legislativo e OAB. Ressaltaram que a participação dos presentes nos debates, o conteúdo da palestra magna e a organização geral do evento contribuíram para o brilhantismo do evento.
Logo do Facebook Deixe seu comentário