Descalvado, 23 de Março de 2019 Busca:   
Descalvado

Prefeitura e Sicoob Crediguaçu firmam parceria para revitalização do Jardim Velho

22/02/2019

Cooperativa financeira de Descalvado será responsável pela revitalização e manutenção do espaço público.



Na última terça-feira [19], a Prefeitura de Descalvado e o Sicoob Crediguaçu firmaram um Termo de Cooperação tendo em vista a revitalização e manutenção da Praça Barão do Rio Branco, popularmente conhecido como ‘Jardim Velho’.

O documento prevê uma séria de ações que, paulatinamente, serão executadas pela instituição financeira como podas de árvores e arbustos, instalação e readequação de luminárias, ajardinamento e revitalização de canteiros e, é claro, a limpeza e conservação do espaço. Por meio de um minucioso trabalho de pesquisa, capitaneado pelo Secretário de Obras do município, engenheiro Júnior Traldi, também serão propostas iniciativas para o resgate de aspectos históricos da praça como a preservação do coreto e chafariz e as bases dos bancos de concreto, por exemplo.

O Diretor-Presidente da instituição, Mauro Benedito de Lima, ressaltou que a referida praça é de grande relevância para a população descalvadense e também para a cooperativa, visto que sua sede está localizada defronte ao espaço público. “O Sicoob Crediguaçu, ao longo dos seus quase 27 anos de atividades, sempre esteve empenhado em iniciativas de apoio à comunidade. O pedido para adoção do Jardim Velho veio em boa hora e entendemos ser esse um marco em nossa história e também o momento de fazermos ainda mais por Descalvado, cidade-sede de nossa instituição, cumprindo, uma vez mais, um dos princípios do cooperativismo que é o Interesse pela Comunidade”, destacou.

Já o Prefeito Becão destacou a importância da nova parceria para toda a população descalvadense e ressaltou que, assim como já vem ocorrendo por meio de outras parcerias já formalizadas pela Prefeitura com outras empresas e instituições, a adoção de espaços e logradouros públicos é, acima de tudo, um compromisso com a responsabilidade social de cada uma dessas instituições privadas.

“Desde que assumimos, nos preocupamos em buscar parcerias com a iniciativa privada. Já temos outras iniciativas em praças e canteiros. É um trabalho incessante! Por isso, essa é também uma oportunidade para parabenizar a condução dos trabalhos e a grandeza do Sicoob Crediguaçu. O Jardim Velho é uma praça muito importante e difícil de ser mantida somente pelo Poder Público”, disse o prefeito.

O acordo entre Prefeitura e cooperativa financeira foi proposto pelo vereador Paulo Afonso Gabrielli Filho e elaborado pelas assessorias jurídicas da Prefeitura e da cooperativa. A ideia foi ganhando forma e, com o apoio do Prefeito Becão e do vice-prefeito Luiz Carlos Viana, o termo de parceria pode ser formalizado na solenidade da última terça-feira.

O vereador proponente disse que a iniciativa partiu pela necessidade da mobilização da sociedade para cuidar dos bens públicos. “O Jardim Velho tem um significado muito importante para Descalvado e era preciso um ente que se identificasse com esses valores. Por este motivo, procurei o Sicoob Crediguaçu, por sua relação de apoio e envolvimento com a comunidade, para ajudar a Prefeitura e consequentemente a população que anseia em ver a Praça preservada como era antes. Tanto os dirigentes da cooperativa como o prefeito Becão entenderam o propósito da parceria, a qual, nós da Câmara Municipal, desejamos que sirva de exemplo para outras empresas da iniciativa privada”, comentou Gabrielli.

Além do prefeito, do vice-prefeito e dirigentes do Sicoob Crediguaçu, participaram da solenidade o Presidente da Câmara Municipal, Sebastião José Ricci, o autor da indicação Paulinho Gabrielli, os vereadores Débora Cabral, Argeu Reschini, Vick Francisco, César Paiva, Reinaldo Rodrigues da Cruz, Luisinho Panone, Vagner Basto e Daniel Bertini, bem como Secretários Municipais, Diretores e Assessores da Prefeitura e demais gestores da cooperativa de crédito.

HISTÓRIA - A Praça Barão do Rio Branco é, dentro da paisagem urbana de Descalvado, uma das mais formosas, arborizadas e das mais amadas pelos descalvadenses. É uma das mais tradicionais do município, e está localizada na região central de Descalvado. Foi criada pela Lei N.º 47, de 16 de abril de 1903, mas antes disso, o local era conhecido como ‘Largo do Rosário’, pelo fato de haver no local, uma capela mariana dedicada à devoção de Nossa Senhora do Rosário, cujo ano de inauguração é ignorado e onde em seus arredores eram sepultados os ‘Irmãos da Irmandade do Rosário’.

Com o advento da República, em 1889, o velho logradouro descalvadense passou a se chamar Praça da República, nome que perdurou até o ano de 1903, quando a Câmara Municipal mudou a denominação para ‘Praça Barão do Rio Branco’ em homenagem ao famoso diplomata da época, José da Silva Paranhos, que havia recebido o título de Barão do Rio Branco.




Voltar


Prefeitura e Sicoob Crediguaçu firmam parceria para revitalização do Jardim Velho


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados