Caminhada promove conscientização sobre o autismo e a Síndrome de Down

Caminhada promove conscientização sobre o autismo e a Síndrome de Down

Webmaster 05/04/2019 - 21:19
Com o objetivo de promover a conscientização da população sobre o autismo e levar conhecimento sobre a Síndrome de Down, de forma que haja mais informação e menos preconceito, foi realizada na última terça-feira [2], em Descalvado, uma caminhada pela região central do município.

A ação foi realizada por meio de uma parceria entre a APAE de Descalvado, as Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] e Educação e Cultura [SEEC], além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência [COMUDE]. A ação também marca as celebrações do Dia Internacional da Síndrome de Down [21 de março] e do Dia Mundial de Conscientização do Autismo [2 de abril].

Crianças, jovens e adultos participaram da caminhada portando faixas - com frases que chamaram a atenção da população quanto ao preconceito -, além de bexigas azuis, que simboliza a cor do autismo. A cor azul representada nas bexigas tem dois motivos: a síndrome é mais frequente em meninos e o azul significa a imensidão do universo, que não tem limites – assim como a percepção dos autistas.

O prefeito Becão, a primeira-dama Maria do Carmo Marcatto Reschini e o Secretário de Educação, Marco Pratta, também participaram da caminhada, que se encerrou no largo da Igreja Matriz.

Diagnóstico - Os primeiros sinais que uma criança com autismo demonstra são a timidez, a falta de comunicação e dificuldade na expressão dos sentimentos. É como se ela estivesse fechada em um mundo próprio. Algumas crianças também apresentam embaraço na linguagem.

Ao perceberem o comportamento, os pais devem levar a criança até um neurologista e um psicólogo, para o diagnóstico correto e encaminhamento para o tratamento necessário.
Logo do Facebook Deixe seu comentário