Campanha nacional de vacinação contra gripe começou nesta quarta-feira

Campanha nacional de vacinação contra gripe começou nesta quarta-feira

Webmaster 13/04/2019 - 17:28
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza [gripe] começou nesta quarta-feira, dia 10 de abril, em todo o país, e se estenderá até o dia 31 de maio. Em Descalvado, a imunização está disponível em 4 pontos de vacinação [3 USF´s e no Centro de Saúde]. No dia 4 de maio, um sábado, haverá o “Dia D” de mobilização nacional, ocasião em que todos os postos ficarão abertos à população.


A Campanha Nacional de Vacinação Influenza deste ano ampliou a idade máxima para crianças. Diferentemente dos anos anteriores, crianças menores de 6 anos de idade também deverão ser imunizadas neste ano. De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes C. Santana, responsável da Vigilância Epidemiológica do município [órgão vinculado à Secretaria de Saúde], a meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Veja abaixo quem precisa se vacinar contra a Influenza:

- Crianças com idade a partir dos 6 meses de vida e 6 anos incompletos [5 anos, 11 meses e 29 dias];
- Mulheres grávidas em qualquer idade gestacional devem tomar a vacina;
- Mulheres que deram a luz recentemente, no período de até 45 dias após o parto, também devem se imunizar [esse grupo deve apresentar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou um documento do hospital onde ocorreu o parto];
- Trabalhador da área de saúde [todos os funcionários da área da saúde dos serviços públicos e privado];
- Professores [todos os professores das escolas públicas e privadas têm direito à vacina];
- Idosos com mais de 60 anos [para serem imunizadas, pessoas com 60 anos ou mais de idade deverão apresentar um documento que comprove a idade];
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais [para este público, será necessária a apresentação de uma prescrição médica que especifique o motivo da indicação da vacina].

OBSERVAÇÕES - Doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Influenza devem aguardar 48 horas após a aplicação da dose para doar sangue.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e cidadãos com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo. É importante ressaltar que todos que procurarem pela vacina deverão portar o ‘Cartão do SUS’ e carteira de vacina para receber o atendimento.

Em Descalvado, são esperadas em torno de 1.904 crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; 791 trabalhadores da saúde; 250 gestantes; 41 puérperas; 4.407 idosos; 383 professores e 2.841 doentes crônicos, totalizando um público de 10.617 pessoas. Esses dados foram elaborados em conformidade com a estimativa populacional para a campanha nacional de vacinação contra Influenza 2019, do Ministério da Saúde.

LOCAIS DE VACINAÇÃO - Veja abaixo quais as unidades de saúde do município de Descalvado onde está sendo disponibilizada a vacina:

- Centro de Saúde [Sala de vacina]: aplicação em crianças de 6 meses a menor de 6 anos [5 anos, 11 meses e 29 dias] das 8h as 10h30 e das 13h30 às 16h00 do dia 10 de abril a 31 de junho [segunda a sexta].

- Centro de Saúde [Sala das Agentes - entrada pela garagem do Centro de Saúde]: Idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, professores e doentes crônicos, das 8h as 10h30 e das 13h30 às 16h00 do dia 22 de abril a 31 de maio [segunda a sexta].

- USF Jd Albertina – 4ª feira das 8:00 às 10:00

- USF Tamanduá – 5ª feira das 8:00 às 10:00

- USF Morada do Sol - 6ª feira das 8:00 às 10:00

No dia 4 de maio [sábado], das 8h00 às 17h00, estará acontecendo em todas as unidades de saúde do município, o ‘Dia D da Vacinação’, quando o público alvo da campanha estará sendo mobilizado para a aplicação da dose.

Logo do Facebook Deixe seu comentário