Descalvado, 20 de Junho de 2019 Busca:   
Descalvado

Campanha nacional de vacinação contra gripe começou nesta quarta-feira

13/04/2019

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza [gripe] começou nesta quarta-feira, dia 10 de abril, em todo o país, e se estenderá até o dia 31 de maio. Em Descalvado, a imunização está disponível em 4 pontos de vacinação [3 USF´s e no Centro de Saúde]. No dia 4 de maio, um sábado, haverá o “Dia D” de mobilização nacional, ocasião em que todos os postos ficarão abertos à população.


A Campanha Nacional de Vacinação Influenza deste ano ampliou a idade máxima para crianças. Diferentemente dos anos anteriores, crianças menores de 6 anos de idade também deverão ser imunizadas neste ano. De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes C. Santana, responsável da Vigilância Epidemiológica do município [órgão vinculado à Secretaria de Saúde], a meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Veja abaixo quem precisa se vacinar contra a Influenza:

- Crianças com idade a partir dos 6 meses de vida e 6 anos incompletos [5 anos, 11 meses e 29 dias];
- Mulheres grávidas em qualquer idade gestacional devem tomar a vacina;
- Mulheres que deram a luz recentemente, no período de até 45 dias após o parto, também devem se imunizar [esse grupo deve apresentar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou um documento do hospital onde ocorreu o parto];
- Trabalhador da área de saúde [todos os funcionários da área da saúde dos serviços públicos e privado];
- Professores [todos os professores das escolas públicas e privadas têm direito à vacina];
- Idosos com mais de 60 anos [para serem imunizadas, pessoas com 60 anos ou mais de idade deverão apresentar um documento que comprove a idade];
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais [para este público, será necessária a apresentação de uma prescrição médica que especifique o motivo da indicação da vacina].

OBSERVAÇÕES - Doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Influenza devem aguardar 48 horas após a aplicação da dose para doar sangue.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e cidadãos com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo. É importante ressaltar que todos que procurarem pela vacina deverão portar o ‘Cartão do SUS’ e carteira de vacina para receber o atendimento.

Em Descalvado, são esperadas em torno de 1.904 crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; 791 trabalhadores da saúde; 250 gestantes; 41 puérperas; 4.407 idosos; 383 professores e 2.841 doentes crônicos, totalizando um público de 10.617 pessoas. Esses dados foram elaborados em conformidade com a estimativa populacional para a campanha nacional de vacinação contra Influenza 2019, do Ministério da Saúde.

LOCAIS DE VACINAÇÃO - Veja abaixo quais as unidades de saúde do município de Descalvado onde está sendo disponibilizada a vacina:

- Centro de Saúde [Sala de vacina]: aplicação em crianças de 6 meses a menor de 6 anos [5 anos, 11 meses e 29 dias] das 8h as 10h30 e das 13h30 às 16h00 do dia 10 de abril a 31 de junho [segunda a sexta].

- Centro de Saúde [Sala das Agentes - entrada pela garagem do Centro de Saúde]: Idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, professores e doentes crônicos, das 8h as 10h30 e das 13h30 às 16h00 do dia 22 de abril a 31 de maio [segunda a sexta].

- USF Jd Albertina – 4ª feira das 8:00 às 10:00

- USF Tamanduá – 5ª feira das 8:00 às 10:00

- USF Morada do Sol - 6ª feira das 8:00 às 10:00

No dia 4 de maio [sábado], das 8h00 às 17h00, estará acontecendo em todas as unidades de saúde do município, o ‘Dia D da Vacinação’, quando o público alvo da campanha estará sendo mobilizado para a aplicação da dose.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados