Descalvado, 22 de Setembro de 2019 Busca:   
Descalvado

Secretarias querem intensificar o programa de ‘Arborização Urbana’

13/04/2019

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH] e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento [SEAPA] da Prefeitura de Descalvado, divulgaram nesta semana, que pretendem intensificar o programa de ‘Arborização Urbana’ no município. Segundo o comunicado, a presença da arborização urbana tem comprovado a eficiência para a estabilidade microclimática e para a saúde do homem, reduzindo a insolação direta, a velocidade dos ventos, os níveis de ruídos urbanos, além da melhor as condições para a biodiversidade, desempenhando assim um importante papel para a melhoria das condições ambientais das cidades, e consequentemente, a melhoria na qualidade de vida de seus habitantes.

Além disso, a arborização urbana torna mais efetiva a utilização dos espaços públicos, como por exemplo, a utilização das calçadas pelos pedestres. A arborização do sistema viário é um dos componentes da arborização urbana, sendo associada ao plantio ao longo das calçadas, e já é comprovado que tem um papel primordial na redução das ilhas de calor em áreas urbanas. Dentre os benefícios destacados pela SEMARH, as árvores também trazem para a cidade a estabilidade microclimática, a melhoria da qualidade do ar, a diminuição dos prejuízos causados pelo efeito estufa, a redução da poluição sonora, a melhoria paisagística da cidade e a melhoria da saúde física e mental da população.

Diante disso, e pensando em um meio ambiente equilibrado e no bem estar da população, a SEMARH e a SEAPA informam aos munícipes que caso não exista arborização defronte às suas residências, para que se dirijam até a SEAPA, localizada na Rua José Rodrigues Penteado, n.º 27, no centro - ou ainda através do telefone da Secretaria [3583-3052] -, de forma a receber orientação de como obter, por meio de doação, mudas para o plantio em calçadas e passeios públicos.

O informativo também orienta sobre a permissão do plantio de mudas através de ações voluntárias, como a que vem sendo praticada, por exemplo, pelos torcedores locais do Palmeiras, através da Associação Palestra Descalvado [APD] e do ‘Projeto Descalvado + Verde’, que desde 2017 vem sendo desenvolvido em prol da preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Faça sua parte, o meio ambiente e o bem estar de todos agradece!





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados