Secretarias querem intensificar o programa de ‘Arborização Urbana’

Secretarias querem intensificar o programa de ‘Arborização Urbana’

Webmaster 13/04/2019 - 17:34
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH] e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento [SEAPA] da Prefeitura de Descalvado, divulgaram nesta semana, que pretendem intensificar o programa de ‘Arborização Urbana’ no município. Segundo o comunicado, a presença da arborização urbana tem comprovado a eficiência para a estabilidade microclimática e para a saúde do homem, reduzindo a insolação direta, a velocidade dos ventos, os níveis de ruídos urbanos, além da melhor as condições para a biodiversidade, desempenhando assim um importante papel para a melhoria das condições ambientais das cidades, e consequentemente, a melhoria na qualidade de vida de seus habitantes.

Além disso, a arborização urbana torna mais efetiva a utilização dos espaços públicos, como por exemplo, a utilização das calçadas pelos pedestres. A arborização do sistema viário é um dos componentes da arborização urbana, sendo associada ao plantio ao longo das calçadas, e já é comprovado que tem um papel primordial na redução das ilhas de calor em áreas urbanas. Dentre os benefícios destacados pela SEMARH, as árvores também trazem para a cidade a estabilidade microclimática, a melhoria da qualidade do ar, a diminuição dos prejuízos causados pelo efeito estufa, a redução da poluição sonora, a melhoria paisagística da cidade e a melhoria da saúde física e mental da população.

Diante disso, e pensando em um meio ambiente equilibrado e no bem estar da população, a SEMARH e a SEAPA informam aos munícipes que caso não exista arborização defronte às suas residências, para que se dirijam até a SEAPA, localizada na Rua José Rodrigues Penteado, n.º 27, no centro - ou ainda através do telefone da Secretaria [3583-3052] -, de forma a receber orientação de como obter, por meio de doação, mudas para o plantio em calçadas e passeios públicos.

O informativo também orienta sobre a permissão do plantio de mudas através de ações voluntárias, como a que vem sendo praticada, por exemplo, pelos torcedores locais do Palmeiras, através da Associação Palestra Descalvado [APD] e do ‘Projeto Descalvado + Verde’, que desde 2017 vem sendo desenvolvido em prol da preservação do meio ambiente e da saúde pública.

Faça sua parte, o meio ambiente e o bem estar de todos agradece!

Logo do Facebook Deixe seu comentário