Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses debate ações em sua quarta reunião anual

Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses debate ações em sua quarta reunião anual

Webmaster 27/04/2019 - 20:23
O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses realizou nesta terça-feira [23], a quarta reunião de planejamento de 2019. O encontro foi coordenado pelo Secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli, e pelo Chefe do Controle de Vetores, Silvio Donizeti Franceschini. Os dois destacaram a importância do trabalho em conjunto com os demais departamentos da Prefeitura Municipal, fator este que têm contribuído para a manutenção dos baixos índices de Descalvado.

A Prefeitura Municipal tem desenvolvido continuamente - e no decorrer do ano -, ações de contenção contra as arboviroses. São operações de nebulização, de visitas a domicílios de limpeza de terrenos, de conscientização da população com especialistas e voluntários e de ações nas escolas com crianças, para difundir informações sobre a prevenção.

RESULTADOS - O número de casos confirmados de dengue em Descalvado continua tolerável quando comparado ao das demais cidades da região. De acordo com os dados do setor de controle de vetores, desde 2015 [quando foram registrados 1.238 casos conformados de dengue] houve uma redução considerável do número de pessoas infectadas.

Do início deste ano até o dia 22 de março, foram 66 casos notificados da doença, sendo que apenas 17 foram confirmados. Os demais registros deram negativo [45], e outros 4 ainda aguardam o resultado dos exames. Já os casos de chikungunya, foram 4 casos notificados desde o início de 2019, todos com resultado negativo.

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses é composto pelos departamentos de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores, e pelas Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e de Agricultura.

ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS – Uma das preocupações da Secretaria de Saúde de Descalvado é que nesse período de estiagem as pessoas se acomodam quanto aos cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e agora também da febre chikungunya e do zika vírus, responsável pelos casos de microcefalia.

A atenção de todos nesse período em que as chuvas diminuem ou cessam por algumas semanas ou meses, deve ser a mesma do período chuvoso uma vez que as larvas tem grande resistência e ao primeiro sinal de acúmulo de água poderá se transformar no mosquito e se proliferar.

O pedido é para que a população mantenha o sentido de alerta e continuem vigilantes, lavando todos os recipientes que no período chuvoso pode ter acumulado água, e ainda as calhas ou quaisquer outros lugares que possam servir de criadouro para o mosquito.

Somente com essa colaboração é que o combate ao mosquito seja mais eficaz para quando o período de chuvas retornarem. A Prefeitura de Descalvado faz a sua parte, e cada cidadão pode e deve fazer a sua!

Logo do Facebook Deixe seu comentário