Descalvado, 23 de Julho de 2019 Busca:   
Descalvado

Museu Público Municipal participa da ‘17ª Semana Nacional de Museus’

04/05/2019

De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus-SNM, temporada cultural promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

O tema da 17ª SNM é Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições e foi definido pelo Conselho Internacional de Museus [ICOM] para as comemorações do dia 18 de maio. Para atender ao tema, o Museu Público Municipal de Descalvado, em pareceria com a associação Amigos do Museu Público Municipal de Descalvado-AMUD, elaborou uma programação que celebra a memória e a cultura caipira do interior paulista.

Entre os dias 13 de maio e 5 de junho, o Museu recebe a exposição “Lembranças da Cia Sítio do Jeca”, que traz releituras de alguns ditados populares como “Lavo minhas mãos”, “Onde Judas perdeu as botas”, adivinhas e outras tradições. O material é resultante da pesquisa desenvolvida pelo ator e pesquisador Reinaldo Facchini, voltada a CULTURA POPULAR BRASILEIRA.

Segundo Facchini “São 55 obras populares que sempre estiveram presentes ao longo de toda a História da humanidade, traduzidos em imagens através das lentes do fotografo Rafael Duarte e dos artistas plásticos Claudio Facchini e Bianca Pion Pereira”. O ator adianta que “durante a visita, o expectador pode testar seus conhecimentos sobre o tema”.

Reinaldo também desenvolverá duas atividades educativas, uma vivência prática que será realizada no dia 14 das 19h30 às 21h30 e uma oficina que vai acontecer de 15 a 17 de abril das 18h30 às 20h30. As atividades visam resgatar as brincadeiras, folguedos e jogos da tradição popular, valorizando a importância desse conhecimento na construção da identidade de todo e qualquer ser humano.

Ainda, segundo Facchini “O objetivo é fazer a conexão entre a simplicidade e o resgate no ato de brincar, fortalecer a história de cada participante, resgatando brincadeiras, conhecimentos, músicas, confecções de brinquedos, trabalhando a ordem física, a criatividade, formas de expressões e a importância de se preservar esse universo lúdico que não é encontrado em vídeos, livros ou qualquer outro lugar”.

O público-alvo dessas atividades são educadores e interessados em geral acima dos 16 anos e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3583-5637 no horário comercial.

Abrindo a SNM e a Exposição Lembranças o Museu e a AMUD oferecem ao público a “Roda de viola, boa prosa e alguns causos” que será coordenada pelo ator Felipe Casati, que além de contar alguns de nossa terra, receberá no palco a Orquestra dos Violeiros, Luiz Hencklein, Jamir e Cauã, que vão interpretar alguns clássicos da música caipira.

Lembrando que todas as atividades do Museu são abertas ao público e gratuitas, aproveitem para ir e levar toda a família.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados