Nesta segunda acontece a abertura oficial da ‘17ª Semana Nacional de Museus’

Nesta segunda acontece a abertura oficial da ‘17ª Semana Nacional de Museus’

Webmaster 10/05/2019 - 18:23
Começa nesta segunda-feira [13] e prossegue até o dia 17 [sexta-feira], em Descalvado, a 17ª Semana Nacional de Museus [SNM], temporada cultural promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio.

Nesta nova edição da SNM [que contará com a participação de 1.114 instituições de cultura de todo o país, oferecendo ao público 3.222 atividades especiais], os Museus serão o tema principal, sendo abordados como núcleos culturais. Para atender ao tema, o Museu Público Municipal de Descalvado, em pareceria com a associação Amigos do Museu Público Municipal de Descalvado [AMUD], elaborou uma programação que celebra a memória e a cultura caipira do interior paulista.

Abrindo a SNM, o Museu e a AMUD oferecerão ao público a “Roda de viola, boa prosa e alguns causos”, coordenada pelo ator Felipe Casati, que além de contar alguns de nossa terra, receberá no palco a Orquestra dos Violeiros, Luiz Hencklein, Jamir e Cauã, que vão interpretar alguns clássicos da música caipira.

Também na abertura da SNM, acontecerá a abertura da exposição “Lembranças da Cia Sítio do Jeca”, que traz releituras de alguns ditados populares como “Lavo minhas mãos”, “Onde Judas perdeu as botas”, adivinhas e outras tradições. O material é resultante da pesquisa desenvolvida pelo ator e pesquisador Reinaldo Facchini, voltada a Cultura Popular Brasileira. “São 55 obras populares que sempre estiveram presentes ao longo de toda a História da humanidade, traduzidos em imagens através das lentes do fotografo Rafael Duarte e dos artistas plásticos Claudio Facchini e Bianca Pion Pereira”, conta o ator. A exposição seguirá até o dia 5 de junho.

Reinaldo também desenvolverá duas atividades educativas: uma vivência prática que será realizada no dia 14 de abril, a partir das 19h30, e uma oficina que vai acontecer de 15 a 17 de abril, das 18h30 às 20h30, com atividades que visam resgatar as brincadeiras, folguedos e jogos da tradição popular, valorizando a importância desse conhecimento na construção da identidade de todo e qualquer ser humano.

As atividades da SNM acontecerão Museu Público Municipal de Descalvado, sendo todas gratuitas e abertas para o público em geral. As atividades também são voltadas a educadores e pessoas interessadas acima dos 16 anos. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone [19] 3583-5637 no horário comercial.

Logo do Facebook Deixe seu comentário