Descalvado, 25 de Junho de 2019 Busca:   
Descalvado

Campanha de vacinação contra gripe entra na última semana

24/05/2019

Em Descalvado, a meta é vacinar 10.617 pessoas contra o vírus Influenza.


Até o dia 31 de maio, conforme cronograma do Ministério da Saúde, as doses gratuitas contra a gripe continuam disponíveis na rede pública de saúde para todos os grupos do público-alvo. Em Descalvado, a meta é imunizar em torno de 1.904 crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, 791 trabalhadores da saúde, 250 gestantes, 41 puérperas, 4.407 idosos, 383 professores e 2.841 doentes crônicos, totalizando um público de 10.617 pessoas.

A campanha - que ocorre desde o dia 10 de abril - já vacinou 8.429 pessoas em Descalvado, o que representa cerca de 80% do público alvo. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%. Comparado a outras cidades da região, até o momento o município apresenta bons resultados, mas a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde está realizando algumas ações para melhorar esta meta.

Dentre as ações, a Secretaria Municipal de Saúde, conjuntamente com a Secretaria Municipal da Educação, está organizando com o apoio de diretores e professores, a conscientização da importância das vacinas. A ação envolve os pais e responsáveis dos alunos nos centros de educação infantil e escolas municipais de educação infantil [EMEI] públicas, bem como nas creches [CEI]. Em um primeiro momento, estão sendo recolhidas as carteirinhas de vacinação para avaliação das doses em atrasos, para depois serem prestadas todas as orientações para a vacinação das crianças.

A vacina é a principal forma de prevenir à doença. “Aumentar as coberturas vacinais é fundamental para que possamos reforçar a proteção e, por isso, solicitamos aos que ainda não se vacinaram, para que não deixem de comparecer aos postos de vacinação”, explicou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

PÚBLICO ALVO AMPLIADO – A Campanha Nacional de Vacinação Influenza deste ano ampliou a idade máxima para crianças. Diferentemente dos anos anteriores, crianças menores de 6 anos de idade também deverão ser imunizadas neste ano. De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes C. Santana, responsável da Vigilância Epidemiológica do município [órgão vinculado à Secretaria de Saúde], a meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Veja abaixo quem precisa se vacinar contra a Influenza:

- Crianças com idade a partir dos 6 meses de vida e 6 anos incompletos [5 anos, 11 meses e 29 dias];

- Mulheres grávidas em qualquer idade gestacional devem tomar a vacina;

- Mulheres que deram a luz recentemente, no período de até 45 dias após o parto, também devem se imunizar [esse grupo deve apresentar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou um documento do hospital onde ocorreu o parto];

- Trabalhador da área de saúde [todos os funcionários da área da saúde dos serviços públicos e privado];

- Professores [todos os professores das escolas públicas e privadas têm direito à vacina];

- Idosos com mais de 60 anos [para serem imunizadas, pessoas com 60 anos ou mais de idade deverão apresentar um documento que comprove a idade];

- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais [para este público, será necessária a apresentação de uma prescrição médica que especifique o motivo da indicação da vacina].

Doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Influenza devem aguardar 48 horas após a aplicação da dose para doar sangue. A vacina também é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para cidadãos com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.

É importante ressaltar que todos que procurarem pela vacina deverão portar o ‘Cartão do SUS’ e carteira de vacina para receber o atendimento.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados