Conheça o “Programa de castração gratuita”

Conheça o “Programa de castração gratuita”

Webmaster 20/06/2019 - 10:33
Novecentos animais já foram castrados através do projeto das Secretarias de Saúde e Agricultura


Somente em 2019, um total de 900 animais já foram castrados por meio do projeto realizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Agricultura [SEAPA], através do convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado. Desde o início de 2017, a administração do Prefeito Becão e do vice-prefeito Luiz Carlos Viana tem dado prioridade ao programa de castração gratuita de animais, que tem por objetivo o controle populacional de cães e gatos. O programa também visa o combate ao abandono e aos maus tratos.

A iniciativa atende o público em geral, mas prioriza a população de baixa renda ou que façam parte de algum programa social, além de dar atenção especial aos animais sob os cuidados de Ong’s, protetores independentes e de pessoas que cuidam de animais de rua.

Vale ressaltar que além do ‘Programa de Castração Gratuita’, a Prefeitura também mantém parceria com a Universidade Brasil, que sem nenhum custo para os cofres públicos – e desde 2018 - já foram castrados cerca de 500 animais. A parceria contempla, além da castração, a transferência de conhecimento sobre os serviços prestados, bem como sobre noções de legislação e guarda responsável. Além disso, os tutores compreendem a epidemiologia do abandono e a importância de castrar seus animais.

O tutor ou responsável pelo animal interessado em se inscrever um dos 2 programas oferecidos, deve entrar em contato com a SEAPA, localizada a Rua José Rodrigues Penteado, n.º 27, no centro, ou através do telefone [19] 3583-3052, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h00 as 16h30.

Logo do Facebook Deixe seu comentário