Descalvado, 05 de Julho de 2020 Busca:   
Descalvado

Não coloque objetos cortantes junto ao lixo doméstico

20/06/2019

A Secretaria Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Púbicos emitiu uma nota reforçando o alerta para que a população não descarte objetos cortantes, agulhas, vidros ou qualquer outro material semelhante junto ao lixo domiciliar.

O pedido ocorre para novamente alertar sobre os riscos de esta prática causar acidentes com os coletores de lixo. Como todos sabem, já foram diversos acidentes em que os coletores de lixo machucaram-se durante o trabalho, ao transportar um saco de lixo domiciliar que continha cacos de vidro.

De acordo com a Secretaria, os objetos que podem ocasionar este tipo de acidente devem ser embalados, identificados e descartados separadamente do saco de lixo.

“Além de exemplo de educação, agir de modo correto com o manejo de resíduos representa responsabilidade social e, acima de tudo, um dever de todo o cidadão. Portanto, pedimos atenção e cuidado ao descartar materiais que podem ferir o nosso servidor”, destacou o Secretário Geraldo Antonio Traldi Junior.

Vidros, por exemplo, devem estar embalados em papel resistente ou dentro de caixas com indicações de material cortante. Atenção importante também para os chamados resíduos sólidos especiais – como lâmpadas fluorescentes, pilhas, pneus, baterias, resíduos hospitalares, materiais tóxicos, radioativos e explosivos em geral – que não podem ser colocados junto ao lixo domiciliar, pois oferecem perigo a quem transporta e manuseia esses materiais, bem como contaminam o meio ambiente.

Outra orientação é quanto à possibilidade da separação do lixo domiciliar em dois grupos: resíduos molhados [materiais orgânicos/não recicláveis] e resíduos secos [recicláveis – papel, vidro, plástico e metal]. A Secretaria destacou que a simples atitude de separar o lixo domiciliar dos materiais recicláveis colabora não só com o serviço de coleta, mas também com a reciclagem daquele material que pode ser reaproveitado, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente, e evitando também que alguns ‘catadores’ revirem o lixo orgânico, deixado sujeira defronte as residências antes da passagem do caminhão que faz a coleta regular.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados