Circuito CPFL leva a magia do CineSolar para cidade de Descalvado

Circuito CPFL leva a magia do CineSolar para cidade de Descalvado

Webmaster 25/07/2019 - 23:30
Em parceria com o Instituto, van temática equipada com placas solares exibe filmes ao ar livre sobre meio ambiente e educação.

No próximo dia 2 de agosto [sexta-feira], o Cinesolar, em parceria com o Circuito CPFL viabilizado pelo Programa de Ação Cultural [ProAC], vai passar pela cidade de Descalvado com exibição de curtas metragens e o longa “Divertida Mente”. O projeto consiste em uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para a elétrica, a mostra de filmes e apresentações artísticas em espaços públicos, com entrada gratuita.

As exibições do Cinesolar fazem parte do Circuito CPFL, programa de abrangência nacional do Instituto CPFL, que em 2019 passará por mais de cem cidades em sete estados do país, levando ao público sessões de cinema, projetos de incentivo à leitura, corridas, passeios ciclísticos e ações sociais.

O projeto utiliza energia limpa e renovável para exibir os filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. No interior do veículo há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som, e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

O projeto, realizado pela Brazucah Produções, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto CPFL, é patrocinado pela CPFL Energia e viabilizado por meio do PROAC, com apoio local da Secretaria de Educação e Cultura e Prefeitura Municipal de Descalvado

Sobre o Cinesolar
Desde o início das atividades em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, entre curtas-metragens [de temática socioambiental] e longas em 285 cidades de “todo” o País, percorrendo mais de 70 mil km e chegando a 110 mil pessoas, além de 180 oficinemas, com um total de cerca de 5,5 mil participantes. “Nesse período, foram economizados mais de 1.777,6 kW de energia elétrica, equivalentes a cerca de 5,1 mil horas de uma geladeira ligada sem interrupções. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona, com foco em três eixos: social, econômico e ambiental”, diz Cynthia Alário, idealizadora e coordenadora do projeto. Nesta trajetória, a Brazucah conta com o apoio da Fundação Doen, da Holanda, além do patrocínio de grandes empresas, como a já citada CPFL, além de instituições governamentais. A CPFL é parceria do projeto desde 2014.

Sobre o Instituto CPFL
Com 16 anos de atividades, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL, que tem sede em Campinas. A missão do Instituto CPFL é integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania. Em 2019, estão previstas iniciativas em cerca de 100 localidades, alcançando um público presencial estimado de milhares pessoas. O Instituto CPFL é responsável também pela difusão do conhecimento através das transmissões e do acervo online dos encontros do Café Filosófico CPFL, tradicional programa de debates que pode ser acompanhado pelo público no Youtube, no site, no app institutocpflplay, no Facebook e na TV aberta. O programa editado é exibido aos domingos, às 21h, na TV Cultura.

Serviço:
CineSolar
Data: 02/08 [sexta-feira]
Horário sessão de cinema:
18h - curtas metragens
19h - Longa: Divertida Mente
Local: Jardim Albertina - frente a EMEF Profº Andrelino Casare [Rua Rio de Janeiro, n.º 603]
Em caso de chuva local: Quadra da EMEF Profa. Dirce Sartori Serpentino [Rua Rio de Janeiro, n.º 563]

Logo do Facebook Deixe seu comentário