Primeira das quatro lagoas de decantação da ETE está praticamente concluída

Primeira das quatro lagoas de decantação da ETE está praticamente concluída

Webmaster 25/07/2019 - 23:33
A instalação das mantas geossintéticas na primeira das quatro lagoas de decantação da Estação de Tratamento de Esgotos [ETE] de Descalvado está praticamente concluída. As mantas que farão a impermeabilização do solo começaram a ser instaladas no final do mês de maio.

Na manhã da última terça-feira [23], o prefeito Becão e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, acompanhados do Secretário de Administração, Diego da Global, e do responsável pelo Controle Interno da Prefeitura e contador municipal, Antonio Aparecido Rischini, estiveram no local das obras para conferir de perto os últimos ajustes na colocação da manta na lagoa com capacidade para 70 milhões de litros de rejeitos.

As obras para a conclusão da estação que vai tratar 100% do esgoto de Descalvado acontecem em três frentes distintas: a primeira compreende a limpeza e o isolamento do local, a segunda compreende toda a instalação elétrica e de bombas e a terceira frente trata-se da instalação, ancoragem e soldagem das mantas geossintéticas em todas as lagoas de decantação.

OBRA PARALISADA HÁ CERCA DE 8 ANOS - Em maio deste ano, as obras da ETE foram retomadas após um período de paralização de cerca de 8 anos, em decorrência de divergências sobre a necessidade ou não da instalação da manta protetora entre dois órgãos estaduais [Cetesb e DAEE]. A discussão acabou indo parar na justiça e em 2011 a obra foi embargada, ficando paralisada desde então.

Após um trabalho que exigiu grande empenho político-administrativo de Becão e Luiz Carlos, a Prefeitura de Descalvado pôs fim ao impasse, assumindo as despesas de colocação da manta que dará proteção contra infiltrações e contaminações do solo nas lagoas de decantação da ETE.

A estimativa é de que o Poder Público Municipal invista cerca de R$ 3,6 milhões para a conclusão da obra, viabilizados através da Agência de Desenvolvimento Paulista [Desenvolve SP] por meio do ‘Programa Agua Limpa’. O financiamento foi firmado com juros e correção monetária subsidiados pelo governo de SP [juros zero], que deverão ser pagos ao longo de 10 anos.

A conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto é uma das obras mais aguardadas ao longo dos últimos 20 anos em Descalvado, inserindo o município no seleto grupo de cidades brasileiras que tratam integralmente os seus dejetos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário