Obras de restauração do Jardim Velho estão em ritmo acelerado

Obras de restauração do Jardim Velho estão em ritmo acelerado

Webmaster 03/08/2019 - 16:36
As obras de restauração da Praça Barão do Rio Brando, mais conhecido como Jardim Velho, avançam em ritmo acelerado. A ação vem sendo desenvolvida por meio da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Descalvado e o Sicoob Crediguaçu, da qual, além do projeto de revitalização, também inclui a manutenção e a conservação do espaço através do projeto ‘Adote uma Praça’.

Nos últimos dias, foram removidas algumas árvores que estavam condenadas, em razão, por exemplo, da presença de brocas e parasitas em troncos e galhos, bem como houve a realocação de palmeiras e de espécies de menor porte, que após serem retiradas, foram reposicionadas dentro da própria praça. Todo o trabalho segue um detalhado projeto paisagístico, e é acompanhado pelo Secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura [SPDOSP], Engº Geraldo Antonio Traldi Junior, nomeado pelo prefeito Becão para ser o gestor do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e o Sicoob Crediguaçu.

De acordo com o Secretário Municipal, o local agora estará passando por novas intervenções, que incluem a instalação de novos eletrodutos que deverão integrar o novo sistema de iluminação de LED da praça, que também será ampliado. Ao todo, o Jardim Velho contará com 25 holofotes instalados nos canteiros - e que também poderão possibilitar sua utilização durante campanhas especiais, como por exemplo ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’ –, mais os 32 postes que estão sendo reformados [inclusive com altura aumentada de 1,90 para 3,50 metros, de forma a evitar furtos e vandalismos], bem como os holofotes existentes ao lado das tradicionais e históricas figueiras.

Outra grande reforma que já está em andamento é a do coreto central, que teve inclusive a sua estrutura de telhado removida para uma completa reforma e restauração. O equipamento terá sua cor original restaurada, e após ser reinstalado, contará com um novo forro de madeira, idêntico ao existe no início do século passado.

A parte inferior do coreto também receberá um tratamento especial, de forma a acomodar todos os componentes eletrônicos do novo sistema de iluminação, além da central de monitoramento que a praça irá contar, e do sistema para acesso à internet sem fio [Wi-Fi] gratuito que também será instalado pelo Sicoob Crediguaçu.

Logo do Facebook Deixe seu comentário