Praça da Matriz começa a receber melhorias

Praça da Matriz começa a receber melhorias

Webmaster 03/08/2019 - 16:41
Desde meados do mês de julho, a Praça da Matriz, localizada no coração de Descalvado, começou a receber obras para melhorias em toda a sua infraestrutura. A praça – considerada um marco histórico da cidade por abrigar uma pequena capela que posteriormente deu lugar à Igreja Matriz que hoje conhecemos, e que também deu início à freguesia do ‘Bethlem do Descalvado’ em seu entorno – será totalmente recuperada, segundo informou o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos, Engº Geraldo Antônio Traldi Junior.

Nesta primeira fase das obras de recuperação, inserido dentro do programa de revitalização de espaços públicos denominado ‘Revitalização de Praças’ da SPDOSP, estão sendo removidos o calçamento de pedras portuguesas de uma grande área da praça, localizada defronte à Rua Bezerra Paes. “A remoção deste calçamento se deu em razão da impossibilidade de se utilizar produtos químicos para o controle de pragas e ervas, visto que quando construído, o calçamento foi assentado diretamente sobre areia. Estamos removendo as pedras, refazendo o contra piso com material impermeabilizante, e recolocando-as com as mesmas características e desenhos originais”, explicou Junior Traldi.

Ao todo, estão sendo retirados e reassentados cerca de 600 m² de calçamento, incluindo a calafetação [rejunte] das pedras. Bancos e outros dispositivos colocados sobre a área que está sendo recuperada também foram removidos, devendo ser recolocados em locais apropriados e devidamente dimensionados.

Ao final desta etapa, todo o calçamento recuperado passará por um processo especial de lavagem, do qual deverá restabelecer a cor original das pedras portuguesas.

Ainda de acordo com a Secretaria, também estão sendo recuperadas as muretas dos canteiros centrais, bem como dos locais utilizados para instalação de barracas durante as festividades de aniversário da cidade.

“O prefeito Becão e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna também já determinaram que tão logo se encerre o período de festividades, em razão do aniversário da cidade, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos possa dar início a segunda fase do projeto de recuperação da Praça da Matriz, onde então faremos readequações na entrada de veículos no largo da Igreja Matriz, de forma a regularizar e aumentar as vagas para o estacionamento de veículos naquele trecho da Rua José Bonifácio, bem como recuperando outras áreas do calçamento e de muretas, além de uma reforma completa do coreto central”, explicou o Secretário Municipal.

Vale ressaltar que todos os gastos com o projeto de recuperação da Praça da Matriz estão sendo realizados com recursos da própria SPDOSP, sendo que somente nessa primeira fase estima-se que deverão estar sendo investidos aproximadamente R$ 75 mil entre materiais e mão-de-obra terceirizada.
Logo do Facebook Deixe seu comentário