Secretaria de Educação e Cultura promove “Semana Recreativa e Interativa do Esporte”

Secretaria de Educação e Cultura promove “Semana Recreativa e Interativa do Esporte”

Webmaster 10/08/2019 - 14:54
A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Descalvado, através do Projeto Criança, ofereceu às escolas do Ensino Fundamental Ciclo I da Rede municipal de ensino, uma semana de atividades recreativas e interativas relacionadas ao “Se Movimentar”, da qual valoriza o sentir ao fundir o ser que se movimenta ao seu movimento. A atividade chamada de “Semana Recreativa e Interativa do Esporte”, e aconteceu entre os dias 29 de julho a 2 de agosto.

O objetivo foi oferecer a todas as crianças a oportunidade de vivenciarem atividades lúdicas e esportivas na forma de incentivo à prática esportiva, buscando uma melhor qualidade de vida. As crianças foram atendidas dentro do próprio período de aula, acompanhadas por seus professores de sala e de Educação Física.

A frota de ônibus da rede municipal de Ensino e do Projeto Criança foi a responsável pelo transporte dos alunos. No período da manhã, os veículos iniciaram o transporte dos alunos às 7h00, e retornaram às 11h00. No período da tarde, os alunos embarcaram às 12h30 e retornaram às 16h30. Este horário foi ajustado de forma com que todas as crianças retornassem às suas unidades a fim de poderem almoçar ou jantar, mas durante as atividades, também foram servidos lanches preparados pelo Serviço de Municipal de Alimentação Escolar [SMAE].

No local do evento, todas as crianças foram recebidas pela equipe do Projeto Criança e direcionadas ao ginásio do complexo esportivo, onde era executado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Descalvado para o início das atividades. Nos dias das gincanas cooperativas, também foram realizados alongamentos e atividades rítmicas.

Para uma melhor organização, além da equipe Projeto Criança [composta por 6 professores, 2 funcionários, 2 motoristas e 1 coordenador], as atividades também contaram com a colaboração de professores e estagiários da Universidade Brasil.

Ao longo de toda a semana de atividades, o Projeto Criança recebeu cerca de 1.541 alunos, todos da rede municipal de ensino do nosso município.

No primeiro dia de atividades, foi realizada a Gincana Cooperativa “Pingo de Gente”, com a participação de todos os alunos do primeiro ano, envolvendo 7 salas no período da manhã [154 alunos] e outras 8 salas [177 alunos] no período da tarde. Foram realizadas atividades como Bola Maluca, Pega Bola, Pega Rabinho, Bola ao Alvo e Jogo Invertido.

Na terça-feira [30], foi a vez da Gincana Cooperativa “Dente de Leite”, com a participação de todos os alunos do segundo ano, envolvendo 5 salas de manhã [115 alunos] e outras 7 salas [159 alunos] a tarde. As atividades realizadas foram: Jogo da Memória, Pedra/papel/tesoura, Bolinha Bolão e o Circuito Caça Alfabeto.

Já nos dias 31/07 e 1 e 2/8, aconteceram as provas de Atletismo [Corrida de Velocidade/Arremesso de Pelota/Salto em Distância]. Com a participação dos alunos dos terceiros, quartos e quintos anos, além da ‘Queimada Interativa’, onde foram utilizadas as 6 quadras do Projeto Criança/Jundu Clube. Os alunos dos 3º anos foram divididos em dois períodos: manhã, com um total de 5 salas [142 alunos], e tarde, com outras 7 salas [169 alunos]. Os 4º anos contaram com a participação de 4 salas [120 alunos] no período da manhã, e mais 7 salas [165 alunos] a tarde. Por fim, os alunos dos 5º anos se dividiram em 7 salas [184 alunos] pela manhã, e mais 7 salas [156 alunos] a tarde.

Cada escola foi premiada com um certificado de participação, oferecido pelo Projeto Criança.

Logo do Facebook Deixe seu comentário