Secretaria de Educação e Cultura inicia processo formativo para a construção da Matriz Cur

Secretaria de Educação e Cultura inicia processo formativo para a construção da Matriz Curricular do município

Webmaster 17/08/2019 - 15:49
Na última quarta-feira [14], a Secretaria de Educação e Cultura [SEEC] da Prefeitura Municipal de Descalvado, iniciou o processo formativo que resultará na construção da Matriz Curricular do município a ser utilizada a partir do ano de 2020. Na ocasião estiveram reunidos os gestores e coordenadores de todos os seguimentos da Educação Básica [Educação Infantil, Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental], além de professores representando as Unidades Escolares que participaram de oficinas e conteúdos formativos.

A partir da sensibilização por meio de oficinas temáticas e da sistematização de conteúdos específicos, o encontro teve como objetivo a formação de multiplicadores em desenvolvimento curricular para a Educação Integral como uma concepção que objetiva a formação do sujeito, ofertando oportunidades de acesso às várias instâncias culturais do território educativo que busca um processo de ensino e aprendizagem que toma como sujeito o indivíduo em suas dimensões cognitiva, estética, ética, física, social, afetiva, ou seja, que possibilite a formação integral do ser humano.

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Paulista, as redes municipais têm até o ano de 2020 para promover as formações iniciais e a construção da Matriz Curricular que norteará as aprendizagens dos alunos em nosso município. Trata-se de um importante momento da educação que busca subsidiar as ações pedagógicas em vista das aprendizagens significativas dos alunos.

O encontro foi conduzido pelos integrantes do Núcleo de Atualização Educacional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que estão participando das capacitações, no Polo Regional de Araraquara, organizadas pela UNDIME-SP [União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo] em parceria com o Centro de Referência em Educação Integral.

A iniciativa da formação situa a educação de Descalvado nas reflexões que estão acontecendo em nível nacional e estadual, promovendo a formação continuada de gestores, coordenadores e professores em um processo de construção coletiva e colegiada da Matriz Curricular como ferramenta fundamental para garantir que as especificidades dos estudantes de cada território sejam atendidas, em processo de ensino e aprendizagem contemporâneo e correlacionado com as demandas do século XXI.

Logo do Facebook Deixe seu comentário