Descalvado participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Descalvado participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde

Webmaster 17/08/2019 - 15:56
Mais um importante capítulo foi escrito na história do SUS pelos os cinco mil participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde [8ª+8], realizada em Brasília [DF]. O relatório final do evento, realizado entre os dias 4 a 7 de agosto, após amplas discussões que percorreram o Brasil em mais de três mil conferências preparatórias, vai nortear as ações do Ministério da Saúde [MS] para o Sistema Único de Saúde [SUS] pelos próximos anos. A realização do maior evento participativo do país é garantida pela Constituição de 1988. O município de Descalvado realizou a sua conferencia no dia 4 de abril, na Câmara Municipal.

O Secretário Municipal de Saúde, Wander Bonelli, foi convidado a compor a mesa de discussões na sala 45 que tratou sobre o financiamento do SUS. Foram aprovadas 56 moções que visam tornar o SUS mais forte e reiteram a garantia dos direitos constitucionais, e marcaram o posicionamento do evento em relação a diversos temas ligados à saúde. Entre eles, garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do SUS.

O Plano Plurianual 2018-2020 e o Plano Nacional de Saúde são os principais documentos do MS que dão base para o desenvolvimento de uma série de políticas públicas da área, e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantiu que serão levadas em consideração as demandas que comporão o relatório do evento.

O relatório final da 16ª Conferência será divulgado ainda este ano, após o trabalho de compilação das propostas feito pela Comissão de Relatoria. A 16ª Conferência trouxe o tema Democracia e Saúde, trabalhando três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado do SUS.

Descalvado se fez presente no evento com representatividade de delegados do segmento Gestor, Wander Roberto Boneli, e no segmento ‘Usuário do SUS’, com a participação de Vânia Bertoli Franco.

Logo do Facebook Deixe seu comentário