O Museu vai à praça neste domingo para comemorar o mês do folclore

O Museu vai à praça neste domingo para comemorar o mês do folclore

Webmaster 24/08/2019 - 14:29
Em comemoração ao mês do folclore, o Museu Público Municipal de Descalvado promoverá atividades que buscam valorizar o folclore local e nacional. Serão oferecidas três oficinas: de fuxico, adereço feito com restos de tecido usados para fazer colchas, bolsas, decorar panos de prato etc.; de confecção de pipa, brinquedo tradicional presente em todas as regiões do Brasil, cuja técnica poucos dominam; de desenho, que vai misturar personagens do folclore brasileiro aos famosos pokémons. Esta última será ministrada pelos professores Danilo de Falco, de Descalvado, e Felipe Lucidi, de São Carlos. Segundo os educadores, “o objetivo é aproximar a comunidade do estilo cultural do desenho japonês, com ênfase nos personagens do folclore brasileiro”.

Além das oficinas, o público presente vai poder assistir episódios da série de curtas-metragens de animação Juro que Vi. A série contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e ganhou vários prêmios em festivais nacionais e internacionais. Os episódios recontam as lendas do saci, da Iara, do curupira de maneira atual, abordando temas como direito dos animais, proteção ambiental e preconceito. As lendas locais ficarão por conta do Grupo Galhofas que vai narrar alguns causos que fazem parte do imaginário popular descalvadense como “O Corpo Seco”, lendas do Jardim Velho e do Tirisco.

As atividades são voltadas para toda a família, gratuitas e não é necessário fazer inscrição é só chegar e participar. Segundo os organizadores, a ação, que é apoiada pela AMUD – Amigos do Museu Público de Descalvado, tem por objetivo divulgar o trabalho de preservação da memória, história e patrimônio que é realizada pelo Museu.

Serviço:
Museu vai à praça
Local: Praça São Benedito
Data: domingo, dia 25/08
Horário: das 9h às 12h

Logo do Facebook Deixe seu comentário