Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura realizam ciclo de formações

Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura realizam ciclo de formações

Webmaster 30/08/2019 - 22:58
Ao longo do mês de agosto, os gestores, coordenadores pedagógicos e professores de todos segmentos da Educação Básica da rede municipal de ensino estiveram reunidos para um ciclo de formações no salão da Secretaria de Educação e Cultura. As temáticas abordadas centraram-se na atuação dos profissionais da educação em questões relacionadas aos incidentes policiais em estabelecimentos de ensino e na identificação e revelação dos casos de pedofilia.

Nos dias 19 e 20 de agosto, os encontros foram mediados pelo Capitão PM Daniel Veiga e tiveram como objetivo o desenvolvimento da “imagem operacional comum”, através do compartilhamento de informações que proporcionem a compreensão ampla dos métodos de atuação da Polícia Militar na resolução de incidentes em estabelecimentos de ensino. Com uma metodologia participativa, o Capitão PM Veiga conduziu os participantes a refletirem acerca das atitudes nas respectivas unidades escolares quando da ocorrência de incidentes planejados, emergências e/ou desastres.

Já nos dias 26 e 27 de agosto, a advogada Josanete Monteiro de Casa Branca abordou juntos aos profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a delicada temática da pedofilia infanto-juvenil. A palestra apresentou o conceito de pedofilia e as formas de ocorrência desse crime, contextualizando-o no ambiente intra e extrafamiliar a partir das reflexões do perfil dos abusadores e de como agem. O objetivo principal foi conscientizar quanto à prevenção e a identificação dessa ocorrência subsidiando a construção de um olhar atencioso para o comportamento das crianças, tendo o cuidado para não revitimizá-la no momento da revelação que pode acontecer no ambiente escolar. Neste encontro, os monitores de creche também estiveram presentes ampliando assim a ocorrência de profissionais preparados para atuarem nas unidades escolares. Os professores dos anos finais do Ensino Fundamental tiveram essa mesma capacitação no mês de maio.

Estes momentos organizados pela Secretaria de Educação e Cultura caracterizam-se como investimentos na formação continuada de professores, um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente considerando as demandas contemporâneas da nossa sociedade.
Logo do Facebook Deixe seu comentário