Descalvado, 05 de Abril de 2020 Busca:   
Descalvado

Reforma do Velório Municipal será iniciada nesta segunda-feira

20/09/2019

A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos [SPDOSP] da Prefeitura Municipal, informou que a reforma do Velório Municipal, localizado na Rua Diamantino Lopes. N.º 50, no centro de Descalvado, terá início nesta segunda-feira [23]. Uma reunião realizada na semana passada acertou os últimos detalhes antes do início da obra.

De acordo com o Secretário Junior Traldi, além de passar por uma grande reforma, o Velório Municipal também será ampliado, de forma a oferecer um espaço mais amplo e confortável aos familiares no momento de grande consternação. O Secretário informou que a obra foi licitada, e custará cerca de R$ 246 mil aos cofres públicos. A previsão é de que as obras se estendam por aproximadamente cinco meses.

Construído no início da década 1980, o Velório Municipal passará por uma grande reforma determinada pelo prefeito Becão e pelo vice Luiz Carlos Viana, que entenderam que já não era mais possível manter aquele local da forma como se encontra atualmente. A reforma contemplará a construção de mais uma sala mortuária, da readequação de todo o prédio conforme as normas de técnicas [inclusive do Corpo de Bombeiros] e de acessibilidade, incluindo a construção de um banheiro para deficientes e de um com trocador de crianças e uma sala reservada para descanso. A obra também inclui a construção de uma nova laje até o alinhamento com o passeio público [calçada], a troca de todo o telhado, o aterramento do espaço localizado nos fundos do prédio, bem como serão refeitas toda a instalação elétrica e hidráulica, incluindo a instalação de dispositivos de ventilação.

ALTERNATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DE VELÓRIOS – Durante a reforma, haverá a necessidade de se realizar os velórios em espaços alternativos, conforme a opção dos familiares. “Tudo está sendo pensado para proporcionar opções que condizem com a necessidade, o desejo e o conforto dos familiares daqueles que forem velados durante este curto período em que o Velório Municipal estará em reforma. Com a ajuda e o envolvimento das lideranças religiosas de toda a cidade, optamos em oferecer diversas opções neste momento de consternamento e de dor particular de cada familiar”, explicou o prefeito Becão.

De início, a comunidade católica estará disponibilizando dois locais para a realização de velórios. O primeiro deles é a Igreja pertencente à comunidade de Santo Antônio, na confluência das ruas Cel. Rafael Tobias e Maestro Francisco Todescan [na região do bairro Novo Jardim Belém]. Já o segundo local disponibilizado é a Igreja pertencente à Comunidade São Judas, no Bairro Jardim do Lago. As famílias católicas poderão optar por um dos locais, observando-se apenas a restrição de alguns dias onde existem atividades nas igrejas.


Um acordo com a direção do Conselho de Pastores de Descalvado também definiu que os familiares ligados à comunidade evangélica poderão realizar o velório de seus entes na igrejas pertencentes às suas respectivas comunidades, dos quais também contarão com o suporte das empresas funerárias que operam na cidade.

Paralelamente, a Prefeitura Municipal também estará disponibilizando outros dois locais para a realização de velórios durante o período de obras do Velório Municipal. Ambos os locais estarão sendo oferecidos durante os finais de semana, de forma a não atrapalhar as atividades desenvolvidas tanto nas igrejas católicas quanto nas evangélicas.

A Secretaria de Obras estará adequando, também com a ajuda das empresas funerárias, um espaço localizado no interior da antiga Estação da Fepasa, e um segundo espaço no prédio recentemente construído para sediar o Centro de Referencia Turística, localizado na Praça do Lago. Os dois locais contam com uma cozinha, banheiros e cadeiras, e além de serem de fácil acesso, também possuem condições para o estacionamento de um considerável número de veículos.

“Gostaríamos de reforçar que estamos empenhando todos os esforços para oferecer as condições necessárias para que os familiares realizem, de forma digna e confortável, os velórios dos seus entes queridos. Esperamos que a reforma do Velório Municipal aconteça no menor tempo possível, mas enquanto isso, é preciso que haja compreensão de todos os munícipes, entendo a necessidade destes ajustes temporários”, explicou o prefeito Becão.

Por fim, resta consignar de que caberá às empresas funerárias a responsabilidade de oferecer a melhor opção para a realização do velório, dentro da disponibilidade de datas, de forma a definir o local que mais se adeque as necessidades dos familiares.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados