Prefeitura realiza reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020

Prefeitura realiza reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020

Webmaster 18/10/2019 - 12:19
Representantes da Prefeitura de Descalvado, do Poder Legislativo Municipal, da Polícia Militar e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral [CATI] se reuniram nesta terça-feira [15], com servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], para uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 no município.

Segundo informou o IBGE, o Censo Demográfico 2020 será realizado entre os meses de agosto a outubro do próximo ano. O processo vai levar exatamente três meses, e durante este período serão visitados 10.488 domicílios do município.

O Coordenador Regional da área central paulista do IBGE, Luiz Rogério Godoy, apresentou os mapas que vão auxiliar na coleta de dados, e explicou sobre a necessidade do apoio logístico dos órgãos municipais para a criação de um posto de coleta que será instalado na cidade, incluindo a cessão de espaço, ponto de acesso a internet e o apoio para as equipes de recenseadores e supervisores.

Segundo ele, o IBGE também ficará responsável por realizar um concurso público temporário para a contratação de cerca de 30 recenseadores e de 4 supervisores. Novas reuniões deverão ser realizadas nos próximos meses, a fim de que sejam alinhados os últimos detalhes antes do início do recenseamento demográfico.

SOBRE O CENSO - O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a população de uma determinada região ou país, do qual possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.

Segundo a definição da ONU, um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.

No Brasil, o responsável pelos censos demográficos é o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], onde desde 1936, quando o instituto foi criado, vem sendo realizado o levantamento. O primeiro censo foi realizado no ano de 1872, seguido pelos de 1890, 1900 e 1920.
Os censos demográficos são planejados para serem executados nos anos de finais zero, ou seja, a cada dez anos. Desta forma o último censo realizado no Brasil foi no ano de 2010. No intervalo entre dois censos demográficos, realiza-se a contagem de população.

De acordo com o último censo realizado, em 2010, o município de Descalvado possuía uma população estimada em 31.056 pessoas. Na mesma época, o levantamento apontou que o país possuía 190.755.799 habitantes, sendo que 51% eram mulheres e 84,4% residiam na área urbana.

Logo do Facebook Deixe seu comentário