Descalvado, 02 de Julho de 2020 Busca:   
Descalvado

Prefeitura realiza reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020

18/10/2019

Representantes da Prefeitura de Descalvado, do Poder Legislativo Municipal, da Polícia Militar e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral [CATI] se reuniram nesta terça-feira [15], com servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE], para uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 no município.

Segundo informou o IBGE, o Censo Demográfico 2020 será realizado entre os meses de agosto a outubro do próximo ano. O processo vai levar exatamente três meses, e durante este período serão visitados 10.488 domicílios do município.

O Coordenador Regional da área central paulista do IBGE, Luiz Rogério Godoy, apresentou os mapas que vão auxiliar na coleta de dados, e explicou sobre a necessidade do apoio logístico dos órgãos municipais para a criação de um posto de coleta que será instalado na cidade, incluindo a cessão de espaço, ponto de acesso a internet e o apoio para as equipes de recenseadores e supervisores.

Segundo ele, o IBGE também ficará responsável por realizar um concurso público temporário para a contratação de cerca de 30 recenseadores e de 4 supervisores. Novas reuniões deverão ser realizadas nos próximos meses, a fim de que sejam alinhados os últimos detalhes antes do início do recenseamento demográfico.

SOBRE O CENSO - O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a população de uma determinada região ou país, do qual possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.

Segundo a definição da ONU, um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.

No Brasil, o responsável pelos censos demográficos é o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], onde desde 1936, quando o instituto foi criado, vem sendo realizado o levantamento. O primeiro censo foi realizado no ano de 1872, seguido pelos de 1890, 1900 e 1920.
Os censos demográficos são planejados para serem executados nos anos de finais zero, ou seja, a cada dez anos. Desta forma o último censo realizado no Brasil foi no ano de 2010. No intervalo entre dois censos demográficos, realiza-se a contagem de população.

De acordo com o último censo realizado, em 2010, o município de Descalvado possuía uma população estimada em 31.056 pessoas. Na mesma época, o levantamento apontou que o país possuía 190.755.799 habitantes, sendo que 51% eram mulheres e 84,4% residiam na área urbana.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados