Fossa séptica desenvolvida pela Embrapa de São Carlos transforma esgoto em adubo

Fossa séptica desenvolvida pela Embrapa de São Carlos transforma esgoto em adubo

Webmaster 04/11/2019 - 06:00
Sistema desenvolvido pelos pesquisadores ajuda o meio ambiente e na produtividade das pequenas propriedades rurais.


Pesquisadores da Embrapa Instrumentação, em São Carlos [SP], desenvolveram uma fossa séptica que transforma esgoto em biofertilizantes para as lavouras. O sistema é de baixo custo e tem auxiliado milhares de pequenos produtores.

O objetivo principal da pesquisa era criar um sistema que tratasse o esgoto doméstico no campo para evitar a contamina dos rios. Mas a invenção mostrou ter uma vantagem adicional.

O material resultante do tratamento pode ser utilizado como adubo orgânico nas plantações, ajudando na produtividade das propriedades rurais.

Os resultados foram comprovados por três anos de testes em uma lavoura de milho de 1,8 mil m².

“Do ponto de vista de produtividade e do volume, tamanho das plantas, a gente tem um ganho de aproximadamente 76% e da parte de produção de grãos, alguma coisa em torno de 55%. O que é muito bom para o pequeno agricultor”, explicou o pesquisador da Embrapa Wilson Tadeu Lopes da Silva.

Mais de 11 mil propriedades já usam o sistema em todo país. Uma delas é do agricultor Sebastião Frota Duque, em São Carlos. Na casa dele, a tubulação do vaso sanitário vai direto pras caixas d´água enterradas no quintal. Nela também são colocados água e esterco do gado.

A mistura fermenta por 20 dias e durante esse período, parte dos resíduos evaporam e o líquido que sobra é um adubo orgânico, produzido sem custo e pode ser usados na fertirrigação das plantas, que no caso dele são árvores frutíferas.

“São duas vantagens: eu faço meu tratamento de esgoto em casa e tenho aproveitamento da água que eu uso nas minha plantas”, diz o agricultor que percebeu uma grande mudança nas plantas após o início da adubação com o biofertilizante.

"O que mudou é que tá produzindo bem mais e conserva sempre as plantas verde. Até mesmo no verão da seca, as plantas estão sempre verdes. Aí recomeça a florada", disse.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao

Logo do Facebook Deixe seu comentário