Após abertura de exposição, Museu comemora mês da Consciência Negra com Workshop e Roda de

Após abertura de exposição, Museu comemora mês da Consciência Negra com Workshop e Roda de Capoeira

Webmaster 15/11/2019 - 15:56
No último dia 06 de novembro, o Museu Público Municipal realizou a abertura da Exposição “Preservação da Cultura Afro-brasileira através do culto aos Orixás”, que reúne alguns elementos das religiões afro-brasileiras e da herança cultural africana trazida pelos povos Iorubás ao Brasil a partir do século XVII. A Exposição foi montada com o apoio da AMUD – Associação Amigos do Museu Público Municipal de Descalvado e da Ylê Axé Opo Omim, entidade religiosa fundada no Paraná, com filiação em Descalvado.

No período da tarde ocorreu uma visita guiada seguida de uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio de escolas particulares e públicas mediadas pelo produtor e curador cultural Eddie Mansan.

Às 19h realizou-se uma Mesa Redonda com representantes dos terreiros de Candomblé e da Umbanda do município: Mãe Omim e Rosana Yakekere Dofona do Ogum do Ylê Axé Opo Omim; Daniel Malagoli do Templo de Umbanda Ogum Beira Mar; Mãe Tuca do Templo de Umbanda Pai João da Caridade. Os palestrantes buscaram definir brevemente os preceitos básicos de cada crença, sua relação com as religiões e cultura africanas, em especial, dos Iorubás, além de seu papel social junto às comunidades afro-descendentes tanto no passado como no presente. Após as falas, os convidados participaram de um ajeum, refeição típica das religiões afro-brasileira que homenageia os orixás e costuma reunir toda a comunidade. Prestigiaram o evento membros dos terreiros do município, estudantes do curso de pedagogia da Universidade Brasil e comunidade em geral.

A exposição e fica disponível para a visitação até o dia 30 de novembro.

Workshop e roda de capoeira - Dando continuidade à programação ‘Herança Cultural Africana no Museu’, a instituição recebe no próximo domingo, dia 17/11, a partir das 12h, o Mestre Maurão, que ministrará um workshop e um treino de rua no calçadão do Museu.
Mestre Maurão é um dos líderes da famosa Roda da Praça da República, considerada como uma das mais tradicionais do mundo por reunir capoeiristas de diversas partes do país. Participou na década de 80 de vários campeonatos onde se consagrou Tri-Campeão Brasileiro [consecutivo], além de ter sido por 14 anos Campeão Paulista. Nos anos 90 morou na Inglaterra, onde ministrou aulas de capoeira e participou de apresentações e shows sobre a cultura brasileira. Desde 2000, excursiona anualmente para fora do Brasil como convidado para ministrar workshops e participar de eventos de capoeira de diversos grupos. Frequenta e já esteve em vários países da Europa, Ásia e América do Norte. Esta vivência o levou a ser internacionalmente reconhecido como um grande atleta da capoeira e propagador da cultura afro-brasileira.

O evento, que conta com o apoio do Grupo Liberdade Vale Ouro e da associação Amigos do Museu Público de Descalvado, será gratuito e aberto ao público. Prestigiem!

O Museu está localizado na Rua D. Pedro II, nº 100 [Antiga FEPASA] e está aberto para visitação de Terça a Sexta das 8h-12h e das 13h às 17h e aos Sábados das 13h às 17h. Excepcionalmente, neste sábado estará fechado para abrir no domingo das 12h às 16h.
Logo do Facebook Deixe seu comentário