Nova Sala de vacinas será inaugurada na próxima sexta-feira

Nova Sala de vacinas será inaugurada na próxima sexta-feira

Webmaster 23/11/2019 - 12:08
A Prefeitura de Descalvado, através da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população para participar da inauguração da nova Sala de Vacinas, localizada no Centro de Saúde Dr. Vital Brasil, na região central. A solenidade será na próxima sexta-feira [29], às 9h.

A sala de vacinas em um espaço mais amplo e moderno, onde serão oferecidas todas as vacinas disponíveis no Calendário do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A Chefe da Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana, salienta que o horário de funcionamento da nova Sala de Vacinas permanecerá inalterado [de segunda a sexta-feira, das 7h as 10h30 e das 13h as 16h30], horário este definido para evitar o desperdício de vacinas, pois algumas delas, depois de abertas, tem validade de apenas 4 a 6 horas. “A Sala continua atendendo toda população da área central bem como dos bairros de Descalvado”, reforçou a coordenadora.

O objetivo de ampliar e modernizar a Sala de Vacinas no Centro de Saúde Dr. Vital Brasil é trazer mais conforto à comunidade descalvadense, facilitando o acesso dos cidadãos aos imunológicos e visando ampliar as coberturas vacinais, gerando mais saúde a população.

A Sala contará com dois ambientes distintos [adultos e crianças], e um local específico para o armazenamento e o estoque de vacinas. O local ainda traz uma grande diferencial quando comparado às demais salas de vacinação da nossa microrregião, uma vez que contará com um gerador autônomo, evitando que interrupções no fornecimento de energia elétrica causem a perda de vacinas. O atendimento também será totalmente digital, proporcionando maior rapidez no atendimento aos munícipes.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO – Desde a última segunda-feira [18], teve início a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. Se em um primeiro momento a iniciativa estava focada em crianças de 6 meses a menos de 5 anos, agora a vacina vai ser oferecida aos adultos de 20 a 29 anos.

O Dia D – quando os postos de saúde abrem aos sábados – está marcado para o 30 de novembro. Essa é a data final da campanha. Mesmo adultos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país. O governo pretende aplicar a dose em 13,6 milhões de brasileiros.

É importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente [que evita também a catapora] são administradas na rede pública o ano inteiro em brasileiros de até 49 anos que cumprem certos requisitos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.

Logo do Facebook Deixe seu comentário