Procon alerta comerciantes sobre o ‘golpe da lista telefônica’

Procon alerta comerciantes sobre o ‘golpe da lista telefônica’

Webmaster 30/11/2019 - 11:59
O Procon de Descalvado emitiu um alerta para que os comerciantes da cidade fiquem atentos à incidência do chamado ‘golpe da lista telefônica’. Nos últimos anos, diversos empresários descalvadenses já tiveram algum prejuízo com este tipo de ação criminosa.

De acordo com o coordenador do Procon de Descalvado, Ademir Colombo, nos últimos dias comerciantes locais tem procurado pelo órgão para reclamar e buscar orientações quanto aos insistentes contatos de um suposto representante da empresa Listel, afirmando, por meio de ligações telefônicos, tratar-se de uma parceria junto ao Procon para serviços em lista telefônica.

Ainda segundo os relatos desses comerciantes, a pessoa que diz ser representante da Listel afirma que presta serviços de atualização cadastral para a lista telefônica, momento em que consegue obter os dados da empresa local. De posse desses dados, o suposto representante passa a ofertar uma espécie de anúncio na lista [com direito a veiculação também pela internet] por meio de valores irrisórios, divididos em 10 parcelas e debitados na conta telefônica da vítima do golpe.

Insistente, o golpista acaba convencendo os comerciantes a fecharem o anúncio, porém, ao enviar o “contrato de prestação de serviços”, o valor descrito no documento é muito maior do que aquele que havia sido ofertado inicialmente. Sem se atentar ao detalhe, o comerciante [ou um dos funcionários da empresa] assina o contrato e o devolve digitalizado, dando aspecto de formalidade ao negócio fraudulento.

Após obter a assinatura do contrato, o suposto representante da Listel não faz mais nenhum contato por algum tempo, quando então passa a realizar uma série de cobranças [algumas delas em tom de ameaça] do falso contrato de anúncio em lista telefônica. Dentre as ameaças por meio de ligações telefônicas, o golpista afirma que caso não pague pelo serviço fraudulento, a empresa será negativada junto aos órgãos de proteção ao crédito, além de ser protestada em cartório e de ter sua a conta bancária bloqueada.

Com medo de ter o cadastro da empresa negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, alguns comerciantes acabam cedendo e depositando dinheiro em uma conta-poupança na Caixa Econômica Federal, em nome Maria Andreia Massari. Um documento do 1º Distrito Policial da Comarca de Sumaré aponta que a titular desta conta-poupança possui 25 inquéritos policiais somente na cidade de Campinas, pela prática de estelionato, além de figurar como ré em diversas ações penais pelo mesmo crime.

Colombo alerta também que o Procon não faz parcerias com empresas de anúncio em lista telefônica, bem como não autoriza, sob nenhuma circunstância, a oferta de qualquer produto ou serviço utilizando o nome ou a logomarca da Fundação.

Por fim, o Procon também dá as seguintes dicas para os comerciantes:
- Certifique a procedência e a veracidade da oferta feita, para saber ainda se o fornecedor realmente representa uma empresa verdadeira e se faz parte do quadro de colaboradores de onde alega trabalhar. Caso seja necessário, ligue na empresa;
- Exija informações completas e todos os dados a cerca da oferta;
- Procure saber quais as penalidades por quebra de contrato;
- Não faça pagamentos sem ter certeza absoluta do que irá contratar;
- Observe todas as cláusulas e condições estipuladas no contrato de prestação de serviço antes de assinar qualquer documento.

Logo do Facebook Deixe seu comentário