Exército convoca reservistas para atualizar dados cadastrais

Exército convoca reservistas para atualizar dados cadastrais

Webmaster 07/12/2019 - 09:46
É recomendado que o cidadão procure a organização onde prestou o serviço militar. Até o dia 16 de dezembro, os quartéis e Juntas Militares de todo o Brasil realizarão o EXAR/2019.


Homens e mulheres que prestaram o serviço militar inicial e tenham servido como oficiais ou praças temporários e deram baixa entre 1º dezembro de 2014 e 30 de novembro de 2019 devem se apresentar a partir do dia 1º de dezembro, pela internet, e a partir do dia 9 de dezembro, em uma organização militar para o Exercício de Apresentação da Reserva [Exar/2019].

É recomendado que o cidadão procure a organização onde prestou o serviço militar. Até o dia 16 de dezembro, os quartéis de todo o Brasil realizarão o EXAR/2019.

O exercício marca a Semana do Reservista, em comemoração ao patrono do Serviço Militar Olavo Bilac, e visa atualizar os dados pessoais dos reservistas para o caso de eventual acionamento, bem como colocar em dia a situação militar daqueles que eventualmente estejam em débito.

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos quatro primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, o cidadão deverá comparecer à última organização militar em que serviu, ou se apresentar em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência. Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, pode realizar em qualquer época do ano em um quartel das Forças Armadas, bastando estar com o documento de situação militar. Nesse caso, de apresentação depois do período normal, é cobrada uma multa prevista em legislação.

Quem não possui seu Certificado de Reservista em dia, não estando quite com as obrigações militares, não pode confeccionar ou renovar passaporte, realizar matrícula em universidades, assinar carteira de trabalho, exercer o direito ao voto, entre outras prerrogativas. O convocado terá a sua falta ao trabalho abonada, no período de tempo que tiver comparecido ao quartel no dia de sua apresentação.

Como fazer a apresentação no EXAR?
1 - Pessoalmente, nos quartéis: no período de 9 a 16 de dezembro [de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30h].
2 - Na Junta de Serviço Militar de Descalvado, localizada no prédio da Prefeitura Municipal: no horário de atendimento compreendido entre as 8h30 e 12h e das 14h às 16h.
3 - Pela Internet: 1º de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, acessando o Exarnet [http://www.exarnet.eb.mil.br]

Logo do Facebook Deixe seu comentário