Descalvado, 25 de Setembro de 2020 Busca:   
Descalvado

Descalvado recebeu a visita de mais uma delegação chinesa

11/01/2020

Vice-Prefeito, Secretários e autoridades da cidade de Shuozhou foram recebidos pelo prefeito Becão e pelo vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, oportunidade em que apresentaram ao visitantes um perfil socioeconômico do nosso município.


Na última semana de 2019, a cidade de Descalvado recebeu a visita de mais uma delegação chinesa. A comitiva formada pelo Vice-Prefeito da cidade de Shuozhou e pelos Secretários de Finanças, Meio Ambiente e outras três autoridades da cidade chinesa, foi recepcionada pelo prefeito Becão e pelo vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado. Os vereadores Reinaldo Ninja, Débora Cabral e Sebastião Ricci também participaram do encontro, representando o Poder Legislativo descalvadense.

Localizada no norte de Shanxi, a cerca de 300 km de Pequim, a Prefeitura de Shuozhou administra 2 distritos e 4 condados. A economia da cidade é baseada nas minas de carvão e outros minerais como ferro, bauxita, mica, manganês e grafite. Outros setores econômicos de destaque são a agricultura, indústria química, cerâmica e pesca. Sua população é de cerca de aproximadamente um milhão e oitocentos mil habitantes.

Foi apresentado aos convidados chineses um perfil socioeconômico do estado de São Paulo, e mais especificamente do município de Descalvado, incluindo sua localização geográfica, seus acessos e suas facilidades logísticas, através das rodovias que cortam a região central de SP, e das proximidades com os mais importantes aeroportos paulistas e ao porto de Santos - o maior complexo portuário da América Latina. Além disso, foram apresentados dados quanto as produções ligadas ao agronegócio, ao extrativismo mineral e da indústria da transformação, bem como quanto aos potenciais para exploração e produtividade em larga escala em diversos segmentos econômicos.

O trabalho de captação e agendamento de visitas de delegações chinesas em busca de parcerias e investimentos para impulsionar o desenvolvimento de Descalvado, foi iniciado em janeiro de 2018 pelo vice-prefeito Luiz Carlos, oportunidade em que estreitou relações com a Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil e China [CHIBRAIEC], localizada em São Paulo.

Fundada no ano 2000 e com sedes na capital paulista e em Beijing, a Chibraiec é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo estreitar as distâncias linguísticas, geográficas e culturais entre as diversas regiões do Brasil e da China. Desde sua fundação, a associação tem sido uma importante ponte para o desenvolvimento da cooperação sino-brasileira, contando com o apoio da comunidade empresarial chinesa, dos meios diplomáticos e dos agentes públicos brasileiros envolvidos com o desenvolvimento econômico regional. O resultado desse trabalho já vem apresentando importantes resultados, e a expectativa é de que o município de Descalvado também seja beneficiado com a recepção das delegações chinesas.

Desde o segundo semestre de 2019, a China voltou a estreitar suas relações comerciais com o Brasil, especialmente nos setores de proteína animal. O país asiático vem buscando mercados e parceiros para sustentar a demanda de sua população, e o trabalho dessas delegações chinesas consiste em buscar e analisar os potenciais econômicos entre os dois países, abrindo as portas para novos mercados e para novos investimentos. Os resultados das análises dos dados obtidos pelas delegações podem representar uma abertura para o mercado chinês através da exportação de materiais de valor agregado, apoiadas em grande parte por commodities. Outro fator importante é que, também baseadas na análise e nos resultados, são esboçadas algumas implicações para pesquisas futuras.

Para o prefeito Becão, a visita estreitou ainda mais as possibilidades de Descalvado manter futuras relações comerciais com a China, e reforçou o interesse de concretizar novas parcerias em várias frentes de atuação. Já para Luiz Carlos, a forte relação que vem sendo construída com as visitas das delegações chinesas, com o apoio da Chibraiec, é de extrema importância para uma aproximação cultural, esportiva e educacional entre nosso município e cidades chinesas. Mas o foco principal ressaltou Luiz Carlos, ‘é o desenvolvimento econômico de Descalvado’.

Ao final da visita, as autoridades descalvadenses presentearam a delegação chinesa com peças gentilmente ofertadas pela Cerâmica Artística Scalla, e receberam o convite oficial para uma visita à cidade de Shuozhou, com intuito de estreitar as relações entre as duas cidades, e ainda com a possibilidade de assinatura de um tratado internacional de cidades-irmãs, importante passo para o fortalecimento de uma parceria econômica e cultural.




Voltar


Descalvado recebeu a visita de mais uma delegação chinesa


 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados