Descalvado, 05 de Julho de 2020 Busca:   
Descalvado

Segunda-feira, dia 20 de janeiro, é feriado municipal em Descalvado

20/01/2020

Nesta segunda-feira [20], será feriado municipal em Descalvado. A data comemora o Dia de São Sebastião, considerado co-padroeiro do município, e desde 2014, o feriado de São Sebastião foi instituído pela Lei Municipal nº 3670, de 11 de março de 2013.

Para muitos, a celebração de São Sebastião é o segundo maior evento católico da cidade, fato que ensejou a criação da Lei Municipal. Antes de ser instituído o feriado municipal, a data era guardada por grande parte da população, e muitos estabelecimentos comerciais fechavam mais cedo. Alguns serviços públicos também tinham suas atividades encerradas antes do final do expediente, bem como a população rural também encerravam seus trabalhos para participar da procissão de São Sebastião.

Além da Lei Municipal, o Decreto N.º 4.994, de 9 de Setembro de 2019, também regulamentou a suspensão do expediente nas repartições públicas da Prefeitura Municipal. A suspensão das atividades não se aplica aos serviços públicos essenciais, assim como o serviço de coleta de lixo domiciliar, que funcionará normalmente nesta segunda-feira.

TRADIÇÃO - A Festa de São Sebastião é uma das mais importantes do calendário católico local, sendo respeitada pela maioria dos seus fieis.

Realizada em Descalvado, a cerca de 100 anos no Bairro de São Sebastião, a festa sempre foi movimentada, atraindo grande parcela da população, principalmente no dia máximo da festa, ou seja, 20 de janeiro, quando se celebram a Missa e Procissão, além da tradicional quermesse.

Antigamente, quando havia uma modesta Capela no bairro, contam um dos aspectos mais interessantes do evento era a minifeira estabelecida em seu entorno com barraquinhas de miudezas ao som do serviço de alto-falantes na oferta de músicas românticas e sertanejas oferecidas por enamorados. No passado também era comum durante o trajeto da procissão, a presença de crianças em vestimenta idêntica ao glorioso Mártir São Sebastião, em pagamento de promessa por graça alcançada.

Na década de 70 a tradicional Capela do bairro foi demolida e em seu lugar construído um novo templo e ao seu derredor a Prefeitura construiu uma Praça que substituiu os antigos barracões.

A festa se modernizou com o tempo, com a realização de quermesse, barraca da Ceia e o parque de diversões, atração das mais aguardadas pelos populares, em especial pelas crianças.

Mais recentemente, em 2009, São Sebastião foi elevado co-Padroeiro de Descalvado e no ano seguinte, especificamente no dia 12 de dezembro, a Comunidade de São Sebastião foi instituída paróquia passando a integrar 10 outras comunidades: Santa Cruz, Cristo Rei, São Luiz Gonzaga, São Sebastião e as rurais: Santa Terezinha, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Lourdes.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados