Após alerta sobre alto Índice de Breteau em Descalvado, população precisa colaborar para c

Após alerta sobre alto Índice de Breteau em Descalvado, população precisa colaborar para combater os focos do mosquito transmissor da dengue

Webmaster 30/01/2020 - 09:47
Na semana passada, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal divulgou um alerta informando que o município de Descalvado encontra-se em situação de ‘Risco de Surto’ na escala de classificação do Ministério da Saúde para transmissão de dengue, zika vírus e febre chikungunya. Após realizar o primeiro levantamento rápido de 2020, referente à infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, o Departamento de Controle de Vetores apurou que o Índice de Breteau [IB] está em 8,6%.

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti [LIRAa] é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. Entre os dias 2 e 14 de janeiro, foram visitados um total de 593 imóveis, sendo encontrados 58 criadouros com larvas.

Para reverter este resultado negativo para a saúde pública, é imprescindível que todos os moradores de Descalvado ajudem a combater os focos do Aedes. Por isso, a Secretaria de Saúde preparou algumas dicas que podem fazer toda a diferença nesta guerra contra o mosquito. Acompanhe:

COMO MANTER O QUINTAL ORGANIZADO, LIMPO E LIVRE DO MOSQUITO DA DENGUE?
Você tem quintal em casa? Se sim, sabe que o espaço é uma ótima opção para o lazer da família e dos pets, mas também pode ser um enorme parque de diversões para o Aedes aegypti se o quintal não receber os devidos cuidados, colocando a saúde de todos em risco. O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, e a maioria de seus criadouros ficam na casa das pessoas, especialmente em quintais abertos. Por isso, fique atento às dicas de como manter o quintal organizado e limpo!

PLANTAS
Sem dúvidas, as plantas embelezam o quintal. Mas, além dos cuidados com elas, é preciso ter cuidado com a água que pode acumular nos pratinhos dos vasos e nas próprias folhas.

Nos pratinhos, a recomendação para evitar a proliferação do Aedes é encher de areia até a borda. Se o prato já acumulou água, retire o conteúdo e escove o recipiente com água e sabão, para eliminar os ovos e larvas.

Alguns tipos de plantas, como as bromélias, podem acumular água. Fique atento a elas e remova regularmente a água e, se possível, transfira-as para um local coberto.

PISCINAS E FONTES
Piscinas e fontes de água devem estar sempre devidamente tratadas e cloradas. Quando não estão em uso, é recomendado que fiquem cobertas, mantendo o cuidado de não deixar água e folhas acumularem-se na capa.

MÓVEIS E ENFEITES DE JARDIM
Os móveis e enfeites de jardim expostos ao tempo também podem acumular água depois de uma chuva, por exemplo. Por isso, é importante vistoriar regularmente o seu quintal e identificar os locais de água parada. Ao encontrar um possível criadouro, remova a água e escove o objeto com água e sabão.

VASILHAS DOS PET’S
O bebedouro e comedouro do seu animalzinho de estimação devem ser limpos semanalmente, mesmo quando não ficam expostos ao tempo. Lave-os com água e sabão com o auxílio de uma bucha.

RECIPIENTES PARA ARMAZENAMENTO DE ÁGUA
Mantenha todos os recipientes tampados no quintal. O interior dos tanques utilizados para armazenar água deve ser lavado semanalmente, também utilizando escova e sabão.

CALHAS
Esteja atento às sujeiras que ficam paradas nas calhas, especialmente após dias de muito vento e chuvas. As folhas podem acumular água, além de impedir o escoamento pela calha, tornando-a um criadouro do Aedes aegypti. O mosquito pode alcançar alturas superiores a 1,5 metros e, portanto, acessam as calhas.

RALOS
O Aedes aegypti se reproduz em água parada limpa ou suja. Por isso, os ralos também são criadouros em potencial. Para evitar sua proliferação, basta mantê-los fechados ou telados com aberturas milimétricas.

LIXO E ENTULHO
Não acumule entulho no quintal, pois até mesmo restos de construção são potenciais criadouros para a reprodução do mosquito da dengue. Faça uma limpeza geral e descarte corretamente o material. Remova toda e qualquer sacolinha e não deixe os sacos de lixo expostos ao tempo.

LONAS E PLÁSTICOS
As lonas ou plásticos podem ser uma boa alternativa para cobrir materiais de construção que estejam armazenados no quintal, no entanto devem estar sempre bem esticadas para não acumular água.

ÁGUA SANITÁRIA
A água sanitária é uma aliada no combate ao Aedes aegypti no quintal das casas. De acordo com o Ministério da Saúde:
- Vasos sanitários que não são de uso diário: Adicionar uma colher de chá [5 ml] de água sanitária;
- Caixa de descarga sanitária que não é de uso diário: Adicionar duas colheres de sopa [30 ml] de água sanitária;
- Ralos externos - que captam água de chuva e de limpeza - e internos: Adicionar uma colher de sopa [15 ml] de água sanitária;
- Tambores de armazenamento [200 litros] de água não utilizada para consumo humano ou animal: Adicionar dois copos americanos [400 ml] de água sanitária;
- Plantas que possam acumular água: Uma colher de café [2 ml] para cada litro de água e preencher nos locais onde acumulam água.
Outra dica é estabelecer um dia da semana para fazer uma varredura em casa. A atitude dura menos de 15 minutos e pode poupar você e sua família das doenças do Aedes aegypti.

Logo do Facebook Deixe seu comentário