Solenidade marca a entrega da revitalização do prédio da Secretaria de Educação e Cultura

Solenidade marca a entrega da revitalização do prédio da Secretaria de Educação e Cultura

Webmaster 29/02/2020 - 14:51
No último dia 27 de fevereiro [quinta-feira], a Secretaria de Educação e Cultura [SEEC] do município de Descalvado realizou uma solenidade que marcou a entrega da revitalização do prédio que abriga órgão municipal, localizado no piso superior da Biblioteca Municipal, área central da cidade. Na oportunidade, também foram denominados oficialmente o auditório da SEEC com o nome de "Auditório Professor Roberto Villani", bem como o prédio que já foi sede da Prefeitura Municipal até o ano de 1988, e que a partir de agora passa a se chamar "Sobrado Professora Alice Lúcia Pozzi Casati".

Participaram da solenidade autoridades municipais, agentes públicos, servidores, representantes das duas famílias dos homenageados, além de convidados e amigos.

Construído no início da década de 1960, o prédio que atualmente está a Biblioteca Municipal e a Secretaria de Educação e Cultura inicialmente abrigou a Prefeitura e a Câmara Municipal. Com a inauguração do Palácio do Povo, em 1988, o pavimento inferior deu lugar a Biblioteca Pública Professor Gerson Alfio de Marco. Já no ano de 2004, com a inauguração da Casa da Democracia [nova sede do Poder Legislativo], o pavimento superior do prédio da Avenida Guerino Oswaldo passou a abrigar a SEEC.

Além de ser a sede da Secretaria de Educação, o local também conta com um amplo e moderno auditório, onde até 2004 eram realizadas as sessões legislativas municipais. O espaço também passou por revitalização, e hoje é considerado um dos melhores auditórios do município.

HOMENAGENS – A Lei nº 4.360/19, de 09 de setembro de 2019, denominou o prédio público que sedia a Secretaria de Educação e Cultura e a Biblioteca Municipal como ‘Alice Lúcia Pozzi Casati’, falecida no ano de 2010, aos 89 anos de idade. Foi casada com o Sr. Paulo Casati Filho, com quem teve duas filhas gêmeas [Rosinês Pozzi Casati Gabrielli e Rute Maria Pozzi Casati].

A caçula de dez irmãos mudou-se ainda criança com a família para Descalvado. Formou-se professora pela Escola Normal de Pirassununga, como era comum na época, tendo em vista que a única escola pública do município de Descalvado, até então, era o Grupo Escolar “Coronel Tobias”, onde era ofertado apenas o Curso Primário.

A Professora Alice foi uma das primeiras funcionárias da atual Escola Estadual “José Ferreira da Silva”, onde entrou, em abril de 1950, como inspetora de alunos, ainda quando a escola funcionava no prédio do Grupo Escolar. Em 1952 a escola foi transferida para o prédio atual. Posteriormente assumiu a função, na escola, de escriturária, até a aposentadoria no serviço estadual, em 1980. Durante longo tempo prestou serviço também na Justiça Eleitoral.

A Lei nº 4.357/19, de 28 de agosto de 2019, denominou o auditório da SEEC como ‘Professor Roberto Villani’, falecido no ano de 2017 aos 78 anos de idade. Foi casado com a Sra. Rosária Rocha Villani, com quem teve três filhos [Rosane Rocha Villani, Rosângela Rocha Villani, já falecida, e Roberto Rocha Villani].

O Professor Roberto Villani nasceu na cidade de Santos, e desde muito cedo mostrava uma inclinação para as atividades teatrais, interpretando e escrevendo peças: aos seis anos de idade participou de uma peça teatral, por ocasião da Páscoa, no Colégio Coração de Maria, em Santos, onde estudou. Foi professor na rede pública estadual, ator, escritor e produtor cultural. Sua peça de maior reconhecimento foi uma produção infantil, “Ploc, a borboleta mais linda que já vi”, que além de ser apresentada em vários municípios brasileiros, foi encenada no Japão, no Panamá e em Portugal. Essa peça foi a vencedora do II Festival de Expansão do Teatro Infantil, realizado na cidade de Santos, sua terra natal.

Conheceu Descalvado através de seu genro e se encantou pelo lugar e pelas pessoas. Nos anos de 1980 chegou a comprar uma residência na cidade, mas só se estabeleceu em definitivo no município em 2000. Foi Diretor de Cultura, na Secretaria de Educação e Cultura, entre 2003 e 2011 e, posteriormente, entre 2014 e 2015. Durante a sua gestão criou o TERV – “Teatro Experimental Roberto Villani” e o “Teatro para a Terceira Idade”. Seus objetivos eram popularizar as atividades artísticas e culturais, levando, principalmente, as oficinas de teatro para os bairros da cidade, priorizando a atuação junto aos jovens e também os idosos. Realizou em Descalvado, durante muitos anos, o INTEGRARTE, evento artístico e cultural que trazia para a cidade a apresentação de grupos e manifestações culturais de outras cidades.

Em 2010 recebeu o título de cidadão honorário de Descalvado. Acima de tudo, amava a família, a esposa, as flores e os animais, a quem dedicava uma atenção especial, principalmente cachorros.
Logo do Facebook Deixe seu comentário