Prefeito e Vice-Prefeito se reúnem com empresários e representantes da ACID para o planeja

Prefeito e Vice-Prefeito se reúnem com empresários e representantes da ACID para o planejamento da reabertura do comércio

Webmaster 24/04/2020 - 18:50
Reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira [23] e também contou com a presença o Capitão da Polícia Militar.


O prefeito Becão e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna reuniram na manhã desta quinta-feira [23], um grupo de empresários e representantes da Associação Comercial e Industrial de Descalvado [ACID], além do Comandante da 3ª Cia. da Polícia Militar, Capitão Daniel Veiga, para discutirem um planejamento com vistas à retomada das atividades econômicas, de forma gradativa, a partir do próximo dia 11 de maio.

Os gestores municipais iniciaram o encontro explicando sobre a publicação do novo Decreto do governo estadual, que estendeu a quarentena em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo até o dia 10 de maio. A medida manteve o fechamento do comércio e dos serviços não essenciais, para reforçar o isolamento social e reduzir a circulação de pessoas ante o crescimento de casos e de mortes pela COVID-19.

O prefeito também comentou sobre as tentativas de alguns municípios paulistas em antecipar a reabertura do comércio, contrariando o Decreto Estadual, sendo que tais medidas foram quase que imediatamente revertidas pela justiça, a pedido do Ministério Público, como foi os casos de Pirassununga e Limeira, por exemplo. “As tentativas de flexibilização parcial do decreto estadual, de forma com que o comércio não essencial volte a funcionar, estão sendo todas revertidas pela justiça, infelizmente. O Ministério Público dessas comarcas vêm obtendo liminares para impedir a reabertura de comércio não essencial, em virtude da pandemia do novo coronavírus”, explicou Becão.

Com cerca de um mês da decretação da quarentena no Estado, aumentou a pressão para que o governo estadual e as prefeituras flexibilizem a abertura de comércio não essencial. A restrição de acesso a estabelecimentos comerciais e o veto a eventos públicos ou privados com aglomerações está em vigor desde o dia 24 de março. Esta foi a segunda vez que o Governo de São Paulo determinou a prorrogação da quarentena para reduzir a velocidade de contágio do coronavírus e permitir que o sistema de saúde mantenha a capacidade de atendimento nas redes pública e privada.

Nesta quarta [22], o Governador João Doria anunciou que as propostas dos setores produtivos para a reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais começaram a ser submetidas à análise do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo. Ele reforçou a manutenção permanente do diálogo com os setores produtivos e empresariais, mas frisou que as atuais regras da quarentena só serão alteradas de forma heterogênea a partir de 11 de maio.

Na reunião desta quinta com os empresários descalvadenses, Becão e Luiz Carlos disseram que por suas expressas determinações, o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 também já discute os protocolos para a reabertura dos estabelecimentos comerciais a partir do dia 11 de maio, e que o planejamento da retomada econômica será conduzido para evitar que a reabertura desordenada do comércio abra uma oportunidade para o surgimento de casos e o respectivo crescimento da doença ou mortes em decorrência da COVID-19.

Ao final do encontro com os empresários e os representantes da ACID, a avaliação das autoridades é que ficou claro que além da preocupação com a perda de vidas, a Prefeitura de Descalvado não se absteve em nenhum momento de agir e de tentar amenizar, dentro das restrições impostas pelo governo estadual, os prejuízos e os impactos econômicos sofridos por todo o comércio local em razão da quarentena.

Logo do Facebook Deixe seu comentário