Descalvado encerra a semana com um óbito suspeito da Covid-19

Descalvado encerra a semana com um óbito suspeito da Covid-19

Webmaster 24/04/2020 - 19:00
Decreto Municipal publicado nesta sexta-feira recomenda uso de máscaras pela população.


A cidade de Descalvado encerrou nesta sexta-feira [24], com o registro de um caso de óbito suspeito da Covid-19. Na quinta-feira, o Secretário de Saúde chegou a publicar um vídeo comunicando que no dia anterior, a cidade havia não contava com nenhum caso suspeito da doença, sendo que todos os exames encaminhados para análise haviam apontado para resultados negativos.

Porém, na noite desta quinta-feira, uma mulher – que até então não havia procurado por atendimento em nenhuma das unidades de saúde da cidade – acabou vindo a óbito. Segundo relatos de alguns familiares, pouco antes de falecer, ela se queixava de alguns sintomas de gripe. Por precaução, e seguindo os protocolos sanitários, foi colhido material para exame, sendo agora necessário aguardar o resultado do laboratório.

Wander Bonelli ainda ressaltou que mesmo com uma situação aparente de tranquilidade, o distanciamento social ainda é primordial, uma vez que dos 645 municípios paulistas, 256 registravam casos positivos para Covid-19, e desses, 114 registravam pelo menos um óbito confirmado. Outro ponto destacado pelo gestor da saúde municipal foi que o contagio já chegou às cidades aqui do interior, como vemos nas cidades vizinhas da nossa região.

Bonelli também destacou que a equipe da Secretaria de Saúde acompanha com atenção a divulgação de contágio em um supermercado de São Carlos, e que os dados do boletim da cidade vizinha apresentou um aumento de 60% de casos positivos em um período de apenas 24h. De acordo com os números, na terça São Carlos registrava 10 casos positivos da doença, sendo que no boletim do dia seguinte, o número subiu para 16.

Até o fechamento desta matéria, o Boletim n.º 36 da Secretaria de Saúde, datado de 23 de abril, era o último que havia sido publicado. Nele, constava que o município de Descalvado não havia registrado nenhum caso positivo da Covid-19, e que apenas eram mantido em observação de seus estados gripais apenas 6 pacientes, porém sem complicadores para suspeita da Covid-19.

No mesmo boletim, não constava nenhum registro de casos suspeitos em isolamento domiciliar, e após 14 dias de acompanhamento, a Vigilância Epidemiológica também havia dado alta aos 110 munícipes que estavam sendo observados, sem critérios para coleta de material.

RECOMENDAÇÃO PARA O USO DE MÁSCARAS – Nesta sexta-feira [24], a Prefeitura também publicou um Decreto recomendando que a população de Descalvado utilize máscaras de proteção facial nos momentos em que houver necessidade de sair às ruas.

O decreto - que faz parte de uma série de medidas adotadas pelo prefeito Antônio Carlos Reschini e pelo vice-prefeito Luiz Carlo Vianna para o enfrentamento da pandemia do coronavírus - atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde [OMS], do Ministério da Saúde e do governo estadual, que também adotou a recomendação por meio de um decreto publicado na última quinta-feira [23].

Os descalvadenses poderão utilizar máscaras caseiras, confeccionadas com tecido, para atender à nova recomendação. A utilização da proteção facial, associada à orientação de isolamento social, tem objetivo de reduzir os índices de contaminação entre a população.

O prefeito municipal lembrou sobre a importância do uso correto da máscara, para evitar contaminações. “A população deve se atentar sobre alguns cuidados básicos ao usar a máscara. Aqueles que a utilizarem não podem ficar tocando nela toda hora, tem que tomar alguns cuidados ao tirar e colocar a máscara, higienizar as mãos e guarda-la em locais apropriados. Se ficar tocando na máscara e outros objetos sem os devidos cuidados, você pode se contaminar, ou então, se você for uma pessoa que está positivo para a Covid-19, você acaba contaminando o ambiente”, explicou.

Logo do Facebook Deixe seu comentário