Descalvado, 26 de Maio de 2020 Busca:   
Descalvado

UFSCar começa a realização de testes para diagnosticar Covid-19 em São Carlos

24/04/2020

Serão realizados 48 exames por dia e não precisarão de contraprova, pois são certificados pelo Instituto Adolfo Lutz.


A Universidade Federal de São Carlos [UFSCar] iniciou, nesta quinta-feira [23], os testes para diagnosticar a Covid-19. A princípio, serão realizados 48 exames por dia, em São Carlos [SP].

Os diagnósticos não precisarão de contraprova, pois são certificados pelo Instituto Adolfo Lutz, garantindo que a confirmação da doença é confiável e pode entrar para as estatísticas.

Segundo o último boletim epidemiológico, o município registra 16 casos positivos de coronavírus, sendo que dois morreram. Há outras seis mortes em investigação.

Testagem

O Hospital Universitário da UFSCar será o responsável pela coleta do material de pacientes e realizará o teste chamado PCR tempo real, mais eficiente que a testagem sanguínea.

O PCR coleta uma amostra molecular, colocando o cotonete na parte nasal e na boca do paciente para extrair uma secreção. “Nessa secreção, você detecta o material genético do vírus”, explicou o coordenador do laboratório da UFSCar e do projeto de testes Anderson Ferreira da Cunha.

Os exames são direcionados para pacientes que estão internados e profissionais da área de saúde que tenham contato diário com pessoas com suspeita de Covid-19.

Parcerias
Segundo Cunha, um laboratório particular da região disponibilizou os equipamentos para realizar a extração do material.

“Como a gente tem um edital aprovado e com o dinheiro estamos começando a trazer os equipamentos, vai demorar ainda uns 20 dias. Então, a princípio, estamos em colaboração com um laboratório particular da região”, explicou Cunha.

A UFSCar recebeu R$ 1,97 milhão da Secretaria de Educação Superior [Sesu], do Ministério da Educação [MEC], para a testagem.

Com isso, serão realizados 5 mil testes, sendo 48 por dia, de início. Contudo, a capacidade pode chegar a 400 amostras diárias, quando os próprios instrumentos chegarem.

Fonte: G1





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados