Segue a preocupação com o mosquito Aedes Aegypti

Segue a preocupação com o mosquito Aedes Aegypti

Webmaster 29/04/2020 - 16:38
A chegada do outono e a queda nas temperaturas não significam que a população deve “baixar a guarda” em relação aos cuidados com a proliferação do Aedes Aegypti. Há cerca de 15 dias, o departamento de Controle de Vetores da Prefeitura de Descalvado alertou que o número de casos na cidade havia aumentado quase 650% em um período de pouco menos de 2 meses.

O trabalho de monitoramento dos agentes de endemia e de conscientização da população continua, e o objetivo é diminuir os índices de proliferação de focos de mosquito em Descalvado. O boletim da Secretaria de Saúde emitido nesta quarta-feira informava que dos 54 casos notificados da doença, 23 tiveram o resultado positivo confirmado para dengue, sendo que 1 ainda aguarda o resultado. Outros 30 casos suspeitos já foram descartados.

No último levantamento rápido deste ano, referente à infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, o Índice de Breteau [IB] ficou em 8,6%, inserindo a cidade na situação de ‘Risco de Surto’ na escala de classificação do Ministério da Saúde para transmissão de dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti [LIRAa] é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito. Dentre os bairros onde houve incidência de criadouros do mosquito estão o Ricardo Cesar, Santa Cruz, São Cristóvão, Vila Melki, São Sebastião, Cambará, Tamanduá, Jardim Lago, São Benedito, Bela Vista, Portal dos Coqueiros, Jardim Belém, Albertina, Recanto dos Ipês, Parque Vitória, além é claro da região central.

A equipe do Controle de Vetores também informou estão sendo encontrados criadouros em latas, bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas, dentre outros, o que reforça o pedido para que a população redobre a atenção e ajude no combate aos focos do mosquito.

Preocupação
O mês de fevereiro registrou chuva acima da média na região sudeste do país, e em especial, em todo o estado de São Paulo, fazendo com que aumentassem os riscos quanto à proliferação do Aedes aegypti.

Como medida preventiva de reforço ao conjunto de ações em desenvolvimento, a Secretaria de Saúde contratou recentemente mais 4 pessoas para a equipe de nebulização. As ações de bloqueio agora opera com um total de 13 pessoas [8 do controle de vetores e 5 agentes das unidades de saúde] durante o trabalho de visita casa-a-casa, realizado ao longo da semana e também aos sábados.

Logo do Facebook Deixe seu comentário