Descalvado atinge 63,57% de cobertura na campanha de vacinação contra a gripe

Descalvado atinge 63,57% de cobertura na campanha de vacinação contra a gripe

Webmaster 30/04/2020 - 15:46
Descalvado imunizou, até o momento, 7.789 pessoas contra a gripe, o que representa 63,57% da cobertura total esperada [12.253 pessoas]. Idosos e trabalhadores da saúde tiveram coberturas superiores a 100% da meta estabelecida. A dose está disponível nas unidades do Programa Saúde da Família e no posto especial de vacinação da campanha, localizado na Sede Paroquial, ao lado da Praça da Matriz.

Desde o último dia 16, está em andamento a segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, com atendimento a portadores de doenças crônicas não transmissíveis, motoristas de transportes coletivos, caminhoneiros e portuários. Idosos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento continuam sendo atendidos nos postos, caso seja necessário.

Para receber a dose contra a gripe, caminhoneiros, motoristas transporte coletivo ou portuários devem apresentar comprovante de trabalho, carteira profissional, holerite ou pelo menos a carteira de habilitação categoria ‘C’ ou superior com indicação de "exerce atividade remunerada".

PORTADORES DE DOENÇAS CRONICAS E COMORBIDADES - 2ª FASE
Os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam comprovar que pertencem ao grupo por meio de pedido médico com diagnóstico da doença, conforme indicações do Ministério da Saúde, ou receita da medicação de uso contínuo utilizado para o tratamento.

As pessoas que se enquadram neste grupo precisam levar a receita da medicação “de uso contínuo” para receber a vacina ou apresentar o pedido médico com diagnóstico e indicação para a vacinação contra gripe.

COM DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA:
- Asma moderada e grave
- DPOC; Enfisema
- Bronquiectasia
- Fibrose Cística
- Doenças Intersticiais do pulmão
- Displasia broncopulmonar
- Hipertensão arterial pulmonar
- Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade

COM DOENÇA CARDÍACA CRÔNICA:
- Doença cardíaca congênita
- Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade
- Doença cardíaca isquêmica
- Insuficiência cardíaca

COM DOENÇA HEPÁTICA CRÔNICA:
- Atresia biliar
- Hepatites crônicas
- Cirrose

COM DOENÇA NEUROLÓGICA CRÔNICA:
- Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica
- Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares
- Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular

COM IMUNOSSUPRESSÃO
- Qualquer tipo de Câncer
- HIV/ AIDS
- Transplantados
- Esplenectomia
- Anemia falciforme
- Pessoas que tomam medicação contínua que causam IMUNOSSUPRESSÃO: para lúpus, artrite reumatóide, ou outra doença autoimune

PESSOAS COM OUTRAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS:
- OBESIDADE
- TRISSOMIAS: Síndrome de Down, Edwards, e outras
- DIABETES [Levar receita da medicação que utiliza]
- TRANSPLANTADOS de órgãos ou medula [independentemente do tempo do transplante, basta levar algum documento comprobatório

MUDANÇAS NA TERCEIRA FASE DA CAMPANHA
O Programa Nacional de Imunização alterou a data de encerramento da campanha de vacinação contra a gripe [influenza], de 22 de maio para 5 de junho. O “Dia de Mobilização Nacional” permanecerá em 9 de Maio [sábado], quando todas as unidades de saúde [postinhos] e a Sede Paroquial estarão abertos para a vacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, a adequação do período nesta terceira etapa da campanha ocorreu devido ao momento atual da Covid-19 no país, a disponibilidade e o cronograma de entrega da vacina influenza pelo laboratório produtor, bem como a distribuição gradual da vacina aos estados e municípios.
A terceira fase é voltada para imunização dos professores das escolas públicas e privadas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência.

Logo do Facebook Deixe seu comentário