Descalvado, 26 de Maio de 2020 Busca:   
Descalvado

Máscaras Solidárias - Projeto já distribuiu mais de 11 mil máscaras em Descalvado

01/05/2020

O projeto de voluntariado denominado ‘Máscaras Solidárias’, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Município de Descalvado [FSSMD] em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] e a Secretaria de Saúde, já distribuiu 11.213 máscaras no município. Outras 7.800 já estão sendo produzidas. A ação do grupo de voluntárias tem feito a diferença nestas ultimas semanas, período em que foi registrado um enorme avanço no número de casos da Covid-19 no estado de São Paulo.

Minimizado no início por algumas pessoas, em pouco tempo o programa ‘Máscaras Solidárias’ demostrou ser extremamente importante durante a atual crise na saúde pública, em razão do avanço dos casos provocados pelo novo coronavírus. Para se ter uma ideia, as Prefeituras de todo o país estão encontrando muita dificuldade para adquirir as máscaras para utilização dos profissionais da saúde, bem como para a distribuição à determinados grupos de pessoas. A aquisição deste item de proteção individual tornou-se um grande desafio, já que atualmente os fornecedores de máscaras têm pedido, em média, dois meses para efetuar as entregas.

O projeto foi considerado inédito em toda a região central do Estado de São Paulo, sendo visto com grande entusiasmo e repercussão não apenas em Descalvado, mas também nas cidades vizinhas.

Apesar de ser um projeto louvável de voluntariado, do qual recebeu a adesão de um considerável número de pessoas, infelizmente acabou sendo alvo de críticas por parte de um vereador do município. De acordo com a Presidente do FSSMD, Maria do Carmo Marcatto Reschini, da forma como o vereador se pronunciou na última sessão legislativa, a impressão é de que o trabalho das costureiras voluntárias foi menosprezado, inclusive com uma insinuação completamente errônea de que não há nenhum tipo de planejamento para a distribuição das máscaras. “Nós definimos uma estratégia para que as máscaras não faltem, de forma que não sejamos imprudentes ao distribui-las aleatoriamente e consequentemente zerando os nossos estoques. A fala do vereador, infelizmente, foi equivocada”, disse Maria do Carmo.

Segundo a equipe de voluntárias, confeccionar as máscaras é algo muito trabalhoso e que demanda tempo, sendo necessário, devido à alta demanda, lançar mão de outras estratégias para poder atender a parcela de munícipes que é alvo das doações das máscaras.

Vale lembrar que na última segunda-feira [27], a Prefeitura Municipal de Descalvado publicou um decreto recomendando o uso de máscaras de proteção facial nos momentos em que houver necessidade de sair às ruas, como medida complementar de prevenção ao novo coronavírus. A mesma medida já havia sido adotada pelo governo estadual, por meio de um decreto publicado no dia 24 de abril.

Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 100 costureiras voluntárias, que tem trabalhado incansavelmente para confeccionar as máscaras. A maioria dessas voluntárias está confeccionando diretamente de suas residências, e recebem diariamente da equipe de apoio, o kit contendo o material para a produção das máscaras, além de um vídeo contendo as orientações e as instruções para a realização do trabalho.

Conforme já foi anunciado, a meta é que sejam produzidas ao longo dos próximos meses algo em torno de 68 mil máscaras, e para isso, a equipe que está coordenando o projeto anunciou que existe a necessidade da ajuda de mais voluntárias. A distribuição das máscaras segue um critério definido previamente pelas secretarias envolvidas no projeto, e prevê a manutenção de um estoque de reserva para o enfrentamento do pico da pandemia, do qual segundo os especialistas em saúde, ainda não ocorreu nas cidades do interior de SP.

O projeto está sendo centralizado no Plimec, e o telefone para maiores informações e adesão é o [19] 3583-4406.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados