Museu comemora aniversário de Nhô Totico e Semana Nacional de Museus através de atividades

Museu comemora aniversário de Nhô Totico e Semana Nacional de Museus através de atividades culturais online

Webmaster 09/05/2020 - 15:02
Um dos maiores humoristas da ‘Era de Ouro’ do rádio brasileiro completaria 117 anos no próximo dia 10 de maio. Vital Fernandes da Silva foi o sexto dos dez filhos da descalvadense Adelina Mandelli e do músico João Fernandes da Silva, mais conhecido como João Baiano. Totó [apelido do qual se originou Nhô Totico] nasceu em Descalvado e aqui viveu até os dez anos de idade, quando se mudou com toda a família para São Paulo.

Em 1922 começa a se aventurar no teatro, estreando como protagonista da comédia “Juca Pindoba” em 1924. Em 33 começa a atuar na DKI a Voz do Juqueri, futura Rádio Cultura de São Paulo, e no final da década já era uma das grandes atrações das rádios paulistas, com seus personagens urbanos de sotaques italianos, sírio-libanês, português, espanhol e japonês. Entre seus grandes feitos estão apresentações com grandes nomes do rádio no Brasil, como Carmem Miranda, Rolando Boldrin, Grande Otelo e Chico Anysio; o Prêmio Roquete Pinto de Melhor Humorista do Rádio Brasileiro e, claro, a Escolinha da D. Olinda que inspira os programas de humor da TV brasileira até os dias de hoje.

Para comemorar o aniversário de Nhô Totico, Museu O Museu Público Municipal de Descalvado [@MuseuDescalvado], que tem sob sua guarda o acervo pessoal do artista, realizará várias atividades online entre os dias 10 e 17 de maio: exibição de documentário, disponibilização de informações, livros e outros materiais disponíveis sobre sua vida e obra. Entre os dias 18 e 24 de maio, dentro da 18ª Semana Nacional de Museus [SNM], será apresentado o Projeto de Contação de Histórias Nhô Totico: uma viagem pelas ondas do rádio, realizado em parceira com a AMUD- Amigos do Museu Público Municipal de Descalvado e o Grupo Galhofas.

O tema da SNM é Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão e para atender a temática e o isolamento social, o projeto prevê uma contação de histórias de uma forma diferente. Ana Brambilla do Grupo Galhofas nos informa que “Em tempos de prevenção ao COVID-19, vamos reinventar o jeito de contar a história de Nhô Totico, o descalvadense que pintou e bordou na Era do Rádio e deixou o Brasil espantado com sua criatividade e improvisação. Serão três episódios contados pelos palhaços Cuchão e Florisbela Nicotina, uma divertida viagem pela vida de Nhô Totico e pela magia da Era do Rádio. E a grande novidade: essa viagem será acessível, com tradução em LIBRAS!”.

Os episódios serão exibidos ao longo da 18ª Semana Nacional de Museus, de 18 a 24 de maio, nas redes sociais do Museu no Facebook [@culturadescalvado e @museudescalvado], e também no Youtube [www.youtube.com/culturadescalvado]. Acesse e fique em casa, se puder!

Logo do Facebook Deixe seu comentário