Descalvado, 22 de Setembro de 2020 Busca:   
Descalvado

Descalvado recebe 360 testes rápidos para a Covid-19

16/05/2020

A Prefeitura de Descalvado recebeu do Ministério da Saúde [MS] 360 testes rápidos para a identificação da Covid-19 em pacientes com suspeita da doença. Os testes poderão ser realizados apenas por indicações de profissionais da saúde e seguindo alguns critérios previamente determinados.

Os testes recebidos serão aplicados por indicação de médicos ou da Vigilância Sanitária do município, apenas em pacientes que estiverem sendo monitorados em equipamentos públicos municipais da saúde, e são mais uma importante ferramenta no combate ao novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde, além dos testes enviados pelo MS, a Unesp de Araraquara também reservou, a partir desta semana, uma quota para 9 testes/dia para a Covid-19, exclusivamente para o município de Descalvado, o que reforçará as ações de enfrentamento da pandemia.

Além disso, desde o final do mês passado o governo estadual criou uma rede de laboratórios habilitados para a realização de testes do coronavírus. Todos os laboratórios são credenciados pelo Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, e a Plataforma para Diagnóstico de Coronavírus em São Paulo é coordenada pelo Instituto Butantan.

A medida zerou a fila de testes de coronavírus para todo o estado de SP, sendo que agora os laboratórios não demoram mais do que 48 horas para emitir o resultado dos exames para coronavírus. Estão sendo processados 5 mil exames por dia.

A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando em todas as unidades de saúde, promovendo também treinamentos e capacitações contínuas para o atendimento referente a pacientes suspeitos ou acometidos com a Covid-19.

SOBRE A UTILIZAÇAO DOS TESTES

O principal teste laboratorial disponível para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda da COVID-19 é o teste molecular RT-PCR, em tempo real. Apesar dos testes rápidos terem uma aplicação mais reduzida e demandarem validação de sua qualidade, poderão ser úteis em situações específicas. Até o momento, o Ministério da Saúde, só dispõe de testes rápidos para detecção de anticorpos para a COVID-19, em amostras de sangue total, soro ou plasma humano. Resultados não reativos não excluem a infecção por SARS-CoV-2 e resultados reativos não podem ser usados como evidência absoluta de COVID-19.

A indicação dos testes rápidos é exclusiva, neste momento, para profissionais de saúde ativos [serviços assistenciais e de gestão], profissionais de segurança e seus familiares [com contato domiciliar] e idosos sintomáticos – indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza, ou dificuldade respiratória – para coleta a partir do 8º dia de início de sintomas. No caso dos profissionais de saúde e segurança, adicionalmente, estes deverão já estar assintomáticos há pelo menos 72 horas.

No caso dos idosos que eventualmente não apresentam febre, mas podem ter a concomitância de outros sinais de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência – acompanhada de tosse ou dor de garganta, ou coriza ou dificuldade respiratória. Para as pessoas com 60 anos ou mais, sugere-se seguir os critérios de priorização para a testagem, de acordo com a disponibilidade de testes:

1. Pessoas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência de idosos [ILPI];

2. Pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades de risco para complicação de COVID-19

3. Demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos.

Ressalta-se que para as pessoas com 60 anos ou mais, o teste imunológico reagente pode ser utilizado como marcador de imunidade contra o SARS-CoV-2, ou seja, caso a pessoa apresente novo quadro de SG nos próximos meses, parece muito pouco provável que se trate de COVID-19.





Voltar




 











Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados