Casos de dengue no município continuam aumentando

Casos de dengue no município continuam aumentando

Webmaster 16/05/2020 - 11:44
Em meio à pandemia de Covid-19, outras doenças virais, tais como a dengue, também merecem atenção especial. Segundo dados da Secretária de Saúde, de 1º de janeiro a 14 de maio, foram notificados 62 casos de dengue em todo o município, sendo 25 casos positivos.

Os casos vêm ampliando a cada semana, e gera preocupação para as autoridades e agentes de saúde, e por isso a recomendação à população é para que os cuidados continuem redobrados, eliminando todos os objetos que possam acumular água parada, para que o mosquito não consiga se reproduzir. Os agentes do controle de vetores e da vigilância epidemiológica continuam fazendo inspeções diárias, e é muito importante recebê-los.

Para se ter uma ideia, no final de abril o departamento de Controle de Vetores da Prefeitura de Descalvado alertou que o número de casos na cidade havia aumentado quase 650% em um período de pouco menos de 2 meses. Dados mais recentes – entre os dias 6 e 13 de maio –, apontam que números continuam em crescimento, passando de 56 para 62 notificações no período, e de 23 para 25 casos confirmados, com mais 3 casos aguardando o resultado de testes.

As visitas dos agentes de saúde seguem as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os agentes estarão usando máscaras e farão a assepsia das mãos com álcool em gel em todas as visitas. Ainda segundo as normas estabelecidas, o distanciamento entre o agente e o morador deverá ser respeitado e não será realizada visita domiciliar em imóveis cujo responsável no momento da atividade, tenha idade superior a 60 anos.

Mas a principal recomendação ainda é que a população não fique aguardando a visita do agente para vistoriar o seu quintal, haja vista que a dengue é uma enfermidade que depende da inércia do morador. O combate ao mosquito Aedes Aegypti é mais simples do que muitos pensam, e a adoção de uma rotina que inclui a vistoria dos nossos quintais uma vez na semana, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular ou que esteja com água, é uma importante ferramenta no controle da doença.

Logo do Facebook Deixe seu comentário