Descalvado permanece sem nenhum caso positivo para a Covid-19

Descalvado permanece sem nenhum caso positivo para a Covid-19

Webmaster 16/05/2020 - 11:46
O município de Descalvado continua sem nenhum caso positivo para o coronavírus. De acordo com o boletim n.º 57 da Secretaria Municipal de Saúde, datado de 14 de maio, a cidade conta com apenas 3 casos em isolamento domiciliar, porém sem critérios para coleta do Covid-19, uma vez que os pacientes apresentam apenas sintomas de uma gripe comum. No mesmo boletim, consta que não há nenhum paciente em isolamento domiciliar com suspeita da doença, tampouco internado em hospitais.

Além disso, a publicação da Secretaria de Saúde confirmou que dos 16 testes feitos até o momento [entre exames de laboratório e testes rápidos], todos deram resultado negativo.

Mas a principal informação para a comunidade descalvadense, até o momento, é a ausência de óbitos em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Segundo informou a Secretaria nesta quinta-feira [14], foram recebidos os dois resultados que estavam sendo aguardados pelo órgão municipal, sendo que os 2 testaram negativos. Um destes resultados refere-se a um óbito ocorrido no sábado, dia 9, e o outro é de um paciente que estava internado e que já havia sido constatado resultado negativo por meio do teste rápido. Porém, em decorrência de critérios epidemiológicos e quadro clínico, foi colhido o exame para COVID RT PC, cujo resultado negativo foi confirmado.

Portanto, neste momento, apenas 3 pacientes são observados pela equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, todos apresentando estados gripais que ainda não se enquadram para coleta de exame para o Covid-19.

CASOS NA REGIÃO - De acordo com um levantamento feito pelo portal de notícias G1/São Carlos, publicado na noite desta quinta-feira [14], dos 42 municípios que fazem parte da cobertura geográfica da EPTV Central, emissora filiada a TV/Globo para a nossa região, 32 já registram casos positivos da Covid-19, sendo que em 11 deles já foram registrados óbitos.

Confira abaixo a relação de municípios com casos da Covid-19 na nossa região:

- Aguaí - 14 casos, sendo 3 mortes;
- Águas da Prata - 1 caso;
- Américo Brasiliense – 18 casos;
- Araraquara - 139 casos da doença, entre eles, 4 mortes;
- Araras – 59 casos [o segundo maior número da região, atrás de Araraquara];
- Brotas - 5 casos, sendo 1 morte;
- Caconde - 1 caso;
- Casa Branca - 2 casos;
- Conchal - 6 casos;
- Divinolândia - 1 caso;
- Ibaté - 10 casos;
- Itirapina - 5 casos;
- Itobi - 2 casos;
- Leme – 27 casos, entre eles três mortes;
- Matão – 22 casos;
- Mococa - 29 casos, sendo 4 mortes;
- Nova Europa - 4 casos;
- Pirassununga – 58 casos, sendo um óbito;
- Porto Ferreira - 5 casos, sendo 1 morte;
- Rincão - 3 casos, sendo 1 morte;
- Rio Claro - 46 casos positivos, entre eles oito mortes;
- Santa Cruz da Conceição - 4 casos;
- Santa Cruz das Palmeiras - 1 caso;
- Santa Gertrudes - 5 casos;
- Santa Lúcia - 4 casos;
- Santa Rita do Passa Quatro - 8 casos, sendo 1 morte;
- São Carlos - 49 casos positivos para a doença, com 3 mortes;
- São José do Rio Pardo - 9 casos;
- São Sebastião da Grama - 5 casos;
- Tambaú - 3 casos;
- Tapiratiba - 1 caso;
- Vargem Grande do Sul - 4 casos.

USO OBRIGATPORIO DE MÁSCARAS - Vale ressaltar que desde a semana passada está em vigor um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras em espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, tais como estradas, ruas e praças. A medida também é válida para o interior dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços autorizados a funcionar durante o período de quarentena, tanto pelos funcionários e colaboradores, quanto para fornecedores, clientes e consumidores. O decreto também prevê o uso de máscaras no serviço de transporte público municipal, táxis e de transporte por aplicativos.

O uso obrigatório de máscaras em Descalvado segue um decreto do governo estadual, e é necessário para prevenir o contágio e mitigar a disseminação da Covid-19, bem como preservar a vida e a saúde pública da população.

Logo do Facebook Deixe seu comentário