Em quatro dias Descalvado tem seis casos confirmados de COVID-19

Em quatro dias Descalvado tem seis casos confirmados de COVID-19

Webmaster 21/05/2020 - 17:26
Isolamento e distanciamento social, por hora, são as melhores formar de prevenção



No final da tarde desta quinta-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Descalvado divulgou nota informando que existem seis casos confirmados de COVID-19 em Descalvado, é a sexta confirmação em quatro dias, o que significa que o vírus se encontra “instalado” na cidade, que gerará, se as pessoas não se cuidarem melhor, o que é chamado de transmissão comunitária, que é quando não é mais possível identificar qual foi a origem do contagio. Desses seis casos positivos existentes em Descalvado, três se encontram hospitalizados e três em isolamento residencial.

As autoridades de saúde, profissionais médicos e cientistas afirmam que, até que não se tenha uma vacina capaz de prevenir a contaminação pelo coronavírus, ou que não se crie um medicamente capaz de eliminar a infecção do corpo humano, a melhor maneira de prevenir o contágio é através do isolamento ou o distanciamento social, e para os casos em que isso não seja possível, o uso de barreiras físicas, como as máscaras faciais e a higienização de mão e superfície de contato são as melhores práticas preventivas.

Quem é o contaminado?
Dando uma rápida olhada nas redes sociais e em grupos de WhatsApp é possível observar que a curiosidade em saber “quem é”, ou “quem são”, é grande, porém, além de ser antiético a divulgação de tais nomes, vitimiza ainda mais as pessoas contaminadas, pois além de já estarem sofrendo com essa doença, passarão a sofrer também com o bullying, pois certamente serão vítimas de ataques que nada contribuirão para a melhora da saúde da pessoa, tão pouco para a contenção da transmissão. O que precisamos, todos, é nos proteger com todas as regras e indicações que incansavelmente os meios de comunicação nos informam.

Opinião do jornalista
É incrível como grande parte da população ainda acha que aquele ditado “só acontece com o vizinho” é verdadeiro, pois vejo, todos os dias, pessoas andando pelas ruas como se estivéssemos vivenciando uma história de faz de conta, onde um personagem, com um estalar de dedos, fizesse o coronavírus sumir da face do planeta, e trazer á vida todas as milhares e milhares de pessoas que faleceram em decorrência dessa doença.

Pessoal, acordem! Por mais que eu gostaria que isso ocorresse, não será assim, ainda levará tempo para que a ciência possa vencer esse vírus, por isso o uso de máscaras é extremamente importante, pois assim haverá uma diminuição na probabilidade de você se contaminar e de contaminar alguém que seja próxima a você. Só saia de casa se de fato seja por motivos de trabalho ou para adquirir alimentos ou itens de primeira necessidade.

A prática de exercícios físicos é algo importante para o corpo, mas de que adianta caminhar para ficar em forma, se perder a vida daqui a algumas semanas. Chega a ser revoltante observarmos a quantidade de pessoas que ainda saem de suas casas para caminharem no entorno do Ginásio de Esportes, não sou muito de me exercitar, mas mesmo que fosse, daria um tempo nessa prática, pois ao sair para caminhar é possível que no retorno um vírus o acompanhe para o interior de sua residência, contagiando toda a sua família.

Quero finalizar essa matéria com uma reflexão. Será que se ocorrer uma tragédia em sua família, com a perda de um ente querido para a COVID-19, você se perdoaria por ter sido teimoso e continuado a caminhar no entorno do Ginásio de Esportes? Ou por ter saído com amigos para um domingo em um BBB da vida? E passear pela cidade, sem usar máscara, você se perdoaria?


Rodrigo Alexandre de Oliveira
Jornalista - MTB 60.518/SP


Logo do Facebook Deixe seu comentário