Descalvado, 26 de Maio de 2020 Busca:   
Descalvado

Ações do Creas marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

23/05/2020

A última segunda-feira [18] foi marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Neste ano, a data chama a atenção para a perspectiva de crescimento dos casos de abuso e exploração infantil que ocorrem dentro de casa.

Em Descalvado, o objetivo continua sendo o fortalecimento das medidas de proteção. Para isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social [Creas] intensificou as ações para sensibilizar e informar toda a população sobre a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A campanha ressalta a importância de se refletir e pensar no assunto, mesmo num contexto de pandemia. As ações propõem a realização de debates com famílias, educadores, sociedade civil, governos e instituições, além de canais de comunicação digitais para que o compromisso no enfrentamento da violência sexual. O ponto central da discussão é o desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

As famílias das vítimas que sofreram abuso e/ou violência, ou que necessitarem de orientação neste sentido, podem buscar ajuda em equipamentos socioassistenciais do município. Em Descalvado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social é referência para este tipo de atendimento.

O Creas é uma unidade da proteção social especial de média complexidade que atende famílias que vivenciam situações de violação de direitos, em especial, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Neste momento de pandemia, as equipes têm trabalhado no atendimento, acolhimento e acompanhamento de famílias que passam por essas situações.

As famílias podem buscar pelo Creas para receber apoio e devem denunciar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes através de diversos canais, como:

- Direitos Humanos [nacional] – Disque 100;
- Disque Denúncia 181;
- Conselhos Tutelares.

A DATA - O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data foi escolhida, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória [ES], um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados