Secretaria Municipal de Saúde recebe a doção de protetores faciais com propriedades microb

Secretaria Municipal de Saúde recebe a doção de protetores faciais com propriedades microbicidas

Webmaster 04/06/2020 - 15:12
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado recebeu a doação de 180 protetores faciais confeccionados por meio de impressão 3D e em material microbicida. A doação ocorreu através do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais [CDMF] e da startup Nanox Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento dos face shields [protetores faciais]. O material será utilizado pelas equipes de profissionais da secretaria municipal, sendo alguns protetores também foram destinados para a equipe do Asilo São Vicente de Paula.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão [CEPID] da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [Fapesp] sediado na Universidade Federal de São Carlos [UFSCar]. A Nanox é uma startup apoiada pelo Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas [PIPE], e já produz máscaras de proteção facial em parceria com a indústria Elka.

Além de Descalvado, os protetores foram entregues para unidades de saúde de São Carlos e Porto Ferreira. A ação é resultado da parceria do CDMF com o grupo “Você Também Pode Ajudar”, de São Carlos.

DOAÇÕES
A partir da atuação do grupo, já foram doadas mais de mil unidades de face shields, além de outros produtos, como aventais, máscaras e equipamentos para intubação de pacientes em estágio grave da COVID-19 [doença causada pelo novo coronavírus] para São Carlos e região.

Uma das principais vertentes de pesquisa do CDMF é o desenvolvimento de materiais para o setor de saúde. Já estão em teste diversos materiais à base de partículas de prata e com ação microbicida para a adição em matrizes poliméricas e cerâmicas.

Propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais observadas indicam que esses materiais podem ser promissores no combate à proliferação do vírus em diversas superfícies.

Logo do Facebook Deixe seu comentário