Prefeitura recupera erosão no Córrego da Onça

Prefeitura recupera erosão no Córrego da Onça

Webmaster 10/07/2020 - 05:13
A Prefeitura de Descalvado, através da equipe da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos [SPDOSP] resolveu um problema antigo de erosão às margens do Córrego da Onça, na região do Bairro Jardim Paola. Segundo o Diretor da pasta, Carlos H. Barbalho, há mais de 20 anos que o problema de erosão e assoreamento do córrego vinha ocorrendo.

A região recebeu uma série de intervenções, dentre elas a construção de uma contenção em formato gabião, garantindo assim estabilidade na encosta do córrego e evitando a continuidade do processo de erosão.

Há muitos anos que o referido trecho do Córrego da Onça acumulava uma série de fatores que influenciaram substancialmente para o aumento da erosão antrópica, tais como a ocupação inadequada e desordenada do ambiente urbano, o alto índice de impermeabilização do solo, a devastação de áreas de vegetação natural para a agricultura e técnicas agrícolas inadequadas e o desmatamento das matas ciliares.

Este processo - que tanto pode modificar e impactar o ambiente - acarreta em custos ambientais e econômicos para a sociedade, podendo ser expressos na escassez dos recursos hídricos, nas enchentes, nos processos de assoreamento dos rios e córregos, na exposição de sistemas como dutos e na perda da qualidade da água.

O processo erosivo é responsável por uma extensa gama de impactos no ambiente, incluindo o assoreamento do leito de córregos e riachos. Muros de gabião são muros de gravidade compostos por malhas hexagonais de dupla torção, preenchidas com pedras de granulometria adequada. Assim, após diversos estudos e análises de viabilidade técnica, econômica e ambiental, a equipe de engenharia da Prefeitura propôs ao Prefeito Becão a construção da estrutura de gabião com a utilização de pedras, projeto que foi analisado e aceito pelo prefeito municipal.

A utilização de gabiões em obras de contenção é uma das soluções usualmente adotadas para o controle de erosão por serem estruturas autodrenantes, flexíveis, de fácil execução, de baixo custo em relação aos outros tipos de estruturas de contenções, de baixo impacto ambiental e por se interagirem com o meio.

Além da construção do muro, o local também deverá receber outras melhorias, como o plantio de mudas e de vegetação de forma a recuperar as margens do Córrego da Onça, na região do Jardim Paola.

Logo do Facebook Deixe seu comentário