Obras na Estação de Tratamento de Esgoto entram na reta final

Obras na Estação de Tratamento de Esgoto entram na reta final

Webmaster 17/07/2020 - 16:01
As obras para conclusão da Estação de Tratamento de Esgotos [ETE] de Descalvado entraram na reta final. Nesta semana, o prefeito Becão, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos [SEMARH], Valdecir Marcolino, do responsável pelo Controle Interno da Prefeitura, Antonio Aparecido Rischini, e dos vereadores Argeu Reschini e Reinaldo Ninja, estiveram no local para conferir os últimos ajustes antes da entrega oficial da maior e mais importante obra da Prefeitura ao longo dos últimos 20 anos. A previsão é de que a ETE entre em operação no próximo mês.

Retomadas no ano passado após o Prefeito Becão e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna intermediarem um impasse que se arrastava há anos entre a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo [Cetesb] e o Departamento de Águas e Energia Elétrica [DAEE], as obras que de conclusão da estação que vai tratar 100% do esgoto de Descalvado aconteceram em três etapas distintas: a primeira compreendeu a limpeza e o isolamento do local, a segunda compreendeu toda a instalação elétrica e de bombas, e a terceira frente trata-se da instalação, ancoragem e soldagem das mantas geossintéticas em todas as lagoas de decantação. Apesar de a obra ter sido iniciada pelo governo do Estado, no ano passado a Prefeitura assumiu a aquisição das mantas que fazem a impermeabilização do solo, colocando fim no empasse entre os dois órgãos estaduais que atrasou a obra por cerca de 10 anos.

A estimativa é de que o Poder Público invista cerca de R$ 3,6 milhões para a conclusão da obra, viabilizados por meio da Agência de Desenvolvimento Paulista [Desenvolve SP] através do ‘Programa Agua Limpa’. O financiamento foi firmado com juros e correção monetária subsidiados pelo governo de SP [juros zero], que deverão ser pagos ao longo de 10 anos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário